
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta que o Dia dos Namorados deve levar cerca de 93 milhões de consumidores às compras em 2025. A expectativa é que a data movimente R$ 22,14 bilhões no varejo e no setor de serviços.
Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados pretendem presentear na data comemorativa. Embora expressiva, essa intenção representa uma queda de 2,9 milhões de pessoas em comparação com o ano passado.
Quem deve ser presenteado?
A maioria dos consumidores pretende presentear esposos ou esposas (58%), enquanto 34% escolheram namorados ou namoradas. Entre os que não devem comprar presentes, os principais motivos são: não ter parceiro (51%), prioridade para pagar dívidas (12%) e falta de dinheiro (11%).
Valor médio e formas de pagamento
O valor médio dos presentes deve girar em torno de R$ 238, com 61% dos consumidores planejando comprar apenas um item, e 27% dois. A maioria das compras será feita à vista (69%), principalmente via PIX (34%). 28% optarão por parcelar, sobretudo no cartão de crédito, em média em 3,5 vezes.
O que vai ser mais comprado?
Os produtos mais procurados pelos consumidores são:
- Roupas (38%)
- Perfumes, cosméticos e maquiagem (34%)
- Calçados (20%)
- Jantar romântico (20%)
- Chocolates e bombons (18%)
Onde e como os brasileiros pretendem comprar
Mais da metade dos consumidores (57%) devem fazer as compras em lojas físicas, sendo os principais locais os shoppings centers (21%), shoppings populares (16%), lojas de departamento (7%) e lojas de rua (6%).
Por outro lado, 36% optarão por compras online, especialmente por aplicativos (73%), sites (61%) e Instagram (22%). Entre os e-commerces internacionais, as plataformas mais citadas foram: Shopee (81%), Amazon (57%) e Shein (43%).
Os principais motivos para comprar em sites de fora do Brasil são: preços mais baixos (75%), variedade (55%), economia (39%) e qualidade (38%).
Comemorações e gastos mesmo com dívidas
A maioria dos casais (39%) pretende comemorar a data em casa, enquanto 31% irão a restaurantes e 8% em hotéis ou motéis.
Um dado preocupante é que 31% dos consumidores vão às compras mesmo com contas em atraso, e 71% estão com o nome negativado. Além disso, 28% admitem gastar mais do que podem para agradar o parceiro.
Alerta financeiro
A especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, faz um alerta:
“O país vive um momento de endividamento recorde. É fundamental ter disciplina para evitar gastos excessivos. Com criatividade, é possível comemorar sem comprometer o orçamento.”