Pará

Dia D contra a Pólio: saiba onde levar seu filho para vacinar

Saiba sobre os cuidados a serem tomados com informações relacionadas à saúde. Antes de compartilhar mensagem com a família e amigos, aprenda a identificar notícias falsas ou sem qualquer fundamento
A mudança se dará até o dia 4 de novembro.Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Irlaine Nóbrega

Neste sábado (08) acontece o Dia D da vacinação contra a poliomielite. A ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde faz parte da mobilização nacional contra a doença com objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a doença em crianças menores que 05 anos de idade da capital paraense. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até o dia 14 de junho.
“O objetivo é alcançar todas as crianças abaixo de cinco anos. São mais 75 mil crianças abaixo dessa idade e 15 mil abaixo de 1 ano, que precisam de uma atenção ainda mais focada na cobertura vacinal. O município mobiliza toda essa estrutura não somente para atingir os objetivos da cobertura da poliomielite, mas também para ratificar a nossa prioridade em relação ao Programa de Imunização do município”, disse o secretário da Sesma.
Foram disponibilizados 175 postos de vacinação em 72 bairros de Belém para a imunização de todas as crianças aptas a receber a vacina contra a doença. Além disso, a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Camillo Vianna levou as doses da vacinação às populações ribeirinhas, que moram na região das ilhas da capital. Ao todo, foram mais de 1,8 mil profissionais da saúde envolvidos na campanha.
Foram disponibilizados 175 postos de vacinação em 72 bairros de Belém para a imunização de todas as crianças aptas a receber a vacina contra a doença Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
“O objetivo é alcançar todas as crianças abaixo de cinco anos. São mais 75 mil crianças abaixo dessa idade e 15 mil abaixo de 1 ano, que precisam de uma atenção ainda mais focada na cobertura vacinal. O município mobiliza toda essa estrutura não somente para atingir os objetivos da cobertura da poliomielite, mas também para ratificar a nossa prioridade em relação ao Programa de Imunização do município”, disse o secretário da Sesma.
“A vacinação contra a poliomielite é simbólica, o Zé Gotinha foi criado para a campanha de vacinação contra a doença. Hoje é uma oportunidade de a gente ratificar que acreditamos na Atenção Primária à Saúde com a política mais consistente de prevenir doenças e garantir qualidade de vida”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foram aplicadas quase 22 mil doses até a última quinta-feira (06), número que corresponde a 28,72% de cobertura vacinal de 76,3 mil crianças menores de 5 anos aptas a receberem a dose do imunizante da poliomielite. Para se imunizar é preciso apresentar a carteirinha de vacinação.
VACINAÇÃO
Na manhã do sábado (08), pais e responsáveis compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou shopping para imunizar os pequenos. Regiane Cruz, 42, aproveitou a oportunidade para vacinar o filho de 4 anos contra a poliomielite. Para ela, a imunização das crianças é um ato importante para prevenir casos graves de doenças.
“Vacinar é muito importante para evitar essa doença, que deixa a criança com deficiência. É essencial vacinar nossos filhos desde quando nascem e continuar durante todos os anos que eles precisam tomar. Eu me preocupo com alguma doença que ele venha pegar, por isso deixa a carteirinha atualizada. Os pais têm que levar os bebês para tomar as vacinas, são muito importantes pra saúde deles, no posto tem todas”, explicou a diarista.
Para a dona de casa Sara Pereira, 34, a vacinação é a principal aliada para manter a boa saúde do filho de 1 ano e 3 meses. “Eu trouxe ele para prevenir doenças que ele pode pegar no futuro. Eu acho importante deixar sempre ele seguro, com uma boa imunidade para que depois ele possa ter uma maior resistência e possa crescer saudável. E a vacina proporciona isso, a proteção da saúde dele. Por isso tem que ficar atento ao calendário da vacina”, afirmou.
+INFO:
A poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada pelo poliovírus, podendo causar sequelas graves, como a paralisia permanente dos membros, principalmente das pernas; insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
Apesar de não registrar casos da doença desde 1989, o Brasil foi classificado como país com alto risco para a reintrodução do vírus, já tendo sido considerado como área de livre circulação do poliovírus selvagem em 1994. Isso porque a doença ainda não foi eliminada em dois países do mundo, Paquistão e Afeganistão, e os movimentos migratórios, econômicos e turísticos trazem riscos de que a doença se espalhe novamente em território nacional.
“Belém é um lugar onde tem muito comércio, relacionamento turístico e é onde chegam muitos migrantes e isso coloca em risco a nossa população que mora aqui. Na Amazônia, entre 2022 e 2023, tivemos na mata amazônica do Peru casos de poliovírus derivado do vírus 1 e isso colocou em risco todo o território amazônico de Colômbia, Brasil, Peru”, apontou Lely Guzman, coordenadora de Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Por isso, para crianças menores de 1 ano são administradas 3 doses da vacina. Já para crianças entre 1 e 2 anos são feitos dois reforços. “A importância é dar a oportunidade para aquelas crianças que ainda não conseguiram ter acesso às vacinas ou não completaram a caderneta de vacinação”, afirma a representante da OPAS no Brasil.
+SERVIÇO:
Público- Alvo
Contra a Poliomielite devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), nas seguintes condições:
– Crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário;
– Crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Locais de vacinação:
Horário de funcionamento das 8h às 17h.
Distrito Administrativo de Bengui (Daben)
01- USF Mangueirão – Rua São João -1
02- USF Parque Verde- Av. Padre Bruno Sechi, s/n, Parque Verde
03 – CRAS Tapanã – Rua das Rosas, s/n, entre a av. Padre Bruno Sechi e Alameda das Angélicas, Parque Verde
04- USF Panorama XXI – Conj. Panorama XXI, QD 24, casa 11B, Mangueirão
05- Escola João Batista- Rua Cristina Cardoso, s/n, Jardim Bom Jardim.
06- UBS Bengui II- Pass. Maciel, S/N – Ao lado da Escola Marilda Nunes
07- UBS Cabanagem- Rua São Paulo,S/N– Entre Rua São Pedro e Rua Olímpia
08- UBS Pratinha – Rod. Arthur Bernardes, Base Naval
09- Igreja Nossa Senhora das Graças- Pass. Novo Continente, nº20, Pratinha I
10- Associação dos Moradores da Pratinha I- Rod. Arthur Bernardes. Praça Iza Cunha. Pratinha.
11- UBS Satélite- Conj. Satélite, WE 08
12- Comunidade IBIFAM- Av. Augusto Montenegro, em frente ao supermercado Líder
13- UMS Sideral- Rua Sideral – Esquina com Av. Brasil
14- UBS Tapanã- Rua São Clemente, s/n, Tapanã.
15- Escola Alda Eutrópio de Souza- Alameda Sucupira, nº40, Tapanã.
16- Igreja do Evangelho Quadrangular- Rua Dr. Samir, Alameda São Max, nº65B, Tapanã.
17- Igreja Assembleia de Deus – Pass. Estrela Dalva, n°30, Tapanã
18- USF Pratinha I – Rod Artur Bernardes,112- Pass São José B- Pratinha
19- USF Pratinha II – Rua Fé em Deus, 21- Rua Principal John Engelhard-Pratinha
20- USF Una – Pass. Jarbas Passarinho, 29, Una.
21- Residencial Park Brasil- Estrada do Benjamin, 320, Parque Verde.
22- USF Tapanã I – Conj Cordeiro de Farias,155, Tapanã
23- USF Tapanã II – Rod. Tapanã, 210, Tapanã
24- USF Tapanã III- Rua São Clemente, s/n, Tapanã
25- Associação dos Moradores do Residencial Viver Primavera – Rua principal do residencial, rua do Ranário, final da linha do troncal.
26- “Antigo Açougue Aleixo”- Rua 2 de julho, Q.01, 16, Tapanã
27- Associação dos Moradores do Conjunto Tapajós – Rua Belém, 01, Conj. Tapajós, Tapanã
28- USF Parque Guajará- Alameda Gouveia s/n Parque Guajará
29- Igreja Assembleia de Deus – Rua do L, esquina com a Passagem Sabrina.
30- Escola Ayrton Sena – Rua Mario Andreazza, s/n.
31- USF Cristo Redentor – Estrada do Benjamin, Q.145, casa 85, Cabanagem.
Distrito Administrativo do Entrocamento (Daent)
32- USF Paraíso Verde- Av. João Paulo II -entre pass.  Classe A e Cruzeiro
33- USF Souza- Av Almirante Barroso, dentro da SETRAN.
34- UBS Castanheira- Av. Primeiro de Dezembro, s/n, Castanheira
35- Casa Ronald Mc Donald – Rua Mariano, s/n.
36- UBS Águas Lindas- Conj. Verdejantes I, 2ª Rua, S/N
37- UBS Curió- Pass.Eng.Alberto Engelhard–Estrada da Ceasa
38- UBS Marambaia- Rod. Augusto Montenegro, Km 01
39- Escola Duque de Caxias- Rua Raul Soares, 95, Marambaia
40- Colégio Irmã Josepha- Rua Santa Odília, 125, Castanheira
41- Escola Cornélio de Barros- Av. Dalva, 743, Marambaia
42- USF Aguas Lindas I- Conj. Verdejantes II, Q.09, casa 53
43- PM Box Conj. Verdejante IV- Praça do Conj. Verdejante IV
44- UBS Tavares Bastos- Av. Rodolfo Chermont nº 170
Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac)
45- UBS Pedreira – Av. Pedro Miranda, 1346, Pedreira
46- USF Barreiro I- Pass. Mirandinha, 367, Sacramenta
47- Capela Santíssimo Redentor- Pass. Stélio Maroja, s/n.
48- USF Barreiro II- Passagem São Sebastião s/nº
49- UBS Paraíso dos Pássaros- Av. dos Tucanos, s/n.
50- UBS Providência- Av. Norte, s/n, Val-de-Cães
51- UBS Sacramenta- Av. Senador Lemos, esquina com Dr. Freitas
52- Escola Emiliano Sarmento- Av. Dr Freitas, esquina com a Marques de Herval
53- Escola Santa Luzia- Tv. Perebebuí, 492
54- Escola Josimo Viana- Tv. Lomas Valentinas com Pedro Miranda
55- UBS Telégrafo- Rua do Fio – Entre Pass. São João e Pass. São Pedro
56- UBS Vila da Barca- Rua Cel Luiz Bentes –Próximo à Pedro A. Cabral
57- Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro     Rod. Arthur Bernades, s/n, Telegráfo.
58- Supermercado Formosa- Rua Curuçá, 580, Telegráfo.
59- Igreja Assembleia de Deus – Rod. Arthur Bernades, 686, Telegráfo.
60- USF Canal da Pirajá- Tv Barão do Triunfo- 1015 Esq.com a Rua Nova –Pedreira
61- USF  Canal da Visconde – Tv. do Chaco -1384 Pedreira
62 – USF CDP – Av. dos Tucanos, s/n, ao lado da Cosanpa.
63- Igreja Assembléia de Deus – Pass. Marajoara 1, s/n.
64- USF Galo I – Rua Antônio Baena, s/n, entre Antônio Everdosa e Pedro Miranda.
65- USF Galo II- Travessa Humaitá s/nº, entre Pedro Miranda e Antonio Everdosa, Pedreira
66 – USF Malvinas – Av.  Julio Cesar, 36, Sacramenta
67- USF São Joaquim – Tv. Angustura, 155, Sacramenta. Entre Pedro Alvares Cabral e Jardim das Poncianas.
68- USF Sacramenta – Pass Mucajás, 271- Sacramenta
Distrito Administrativo do Guamá (Dagua)
70- USF Terra Firme- Rua São Domingos Esq. da Passagem 02 de junho
71- USF Combu- Furo do Combu – s/n
72- Bar do Boá MA 03- Ilha do Combu, Rio Paciência
73- Rio São Benedito MA 02- Ilha do Combu
74- Rio Guamá MA 05- Ilha do Murutucum
75- USF Radional- Av. Bernardo Sayão – Conj. Radional II Qd F-50- Condor
76- UBS Portal da Amazônia- Rua Osvaldo de Caldas Brito-30 B- Jurunas
77- UBS Condor- Pass. Lauro Malcher, Nº 285
78- UBS Guamá- Rua Barão de Igarapé -Miri, Nº 479
79- UBS Jurunas- Rua Fernando Guilhon, S/N
80- UBS Terra Firme- Pass. São João, Nº 170 – Terra Firme
81- USF Parque Amazônia I – Rua 27 de Setembro,27 B- Terra Firme
82- USF Parque Amazônia II – Rua Celso Malcher,856 B- Terra Firme
83- USF Condor – Rua Tambés, 158, entre Apinagés e Tupinambás.
Distrito Administrativo de Icoaraci (Daico)
84- USF Quinta dos Paricás- Estrada do Maracacuera, 2477 – Icoaraci
85- USF Tenoné II- Rua 6ª linha-S/N ao lado da Fund. Paula Francinete
86- USF Eduardo Angelim- Conj. Eduardo Angelim – Av. 17 de Abril-s/n
87- USF Paracuri I- Pass. Maura -218   Entre a 3ª e 4ª Rua
88- USF Paracuri II- Conjunto Paracuri II, Rua L-1, Qd S nº 120, Bairro Agulha em Icoaraci
89- UBS Icoaraci- Rua Manoel Barata, Nº 840
90- Escola Alfredo Chaves – Rua 02 de dezembro, entre Cristóvão Colombo e São Roque
91- Escola Liceu de Artes e Ofícios- Rua do Tapanã, s/n, Paracuri.
92- UBS Maguari- Conj. Maguari, Alameda 15
93- Escola Maria Gabriela Ramos – Conj. Maguari, alameda 16, 72B
94- Centro Porto Laranjeira- Residência. Porto Laranjeira, Rua Alacid Nunes, Tenoné
95- USF Agulha – Rua 08 de Maio,209, Icoaraci
96- USF Águas Negras – Rua Hélio Amanajás, 95 B, Aguas Negras
97- USF Tenoné I- Conj Ipaupixuna-48-Tenoné
98- Sendas da Esperança- Conj. Bela Manuela, Rua 1, nº43
Distrito Administrativo de Outeiro (Daout)
99- USF Fama- Estrada do Tucunduba – Outeiro
100- USF Fidélis- Rua Pantanal, nº 5, Outeiro
101- UBS Cotijuba- Rua Manoel Barata, S/N – Ilha de Cotijuba
102- Bar da Rita- Praia do Vai Quem Quer, s/n.
103- Bar do Castanheira – Praia Funda, s/n.
104- UBS Outeiro- Rua Manoel Barata, S/N
105- USF Outeiro – Pass. São Jorge, nº8, São João do Outeiro
106- USF Cotijuba – Av Jarbas Passarinho,24 Cotijuba
Distrito Administrativo de Mosqueiro (Damos)
107- USF Aeroporto- Rua dos Passos, S/N – Mosqueiro
108- USF Carananduba- Av. Cipriano Santos, Pass. Santa Maria, Nº 01
109- Bar do Chocolate – Bl 19, prox. Ao ramal DMER, em frente ao açaí da Manu
110- Escola Abel Martins – Rua Lallor Mota, s/n.
111- USF Furo das Marinhas- Rod. Augusto Meira Filho, Furo das Marinhas, Mosqueiro
112- Comunidade Pneu Azul- Ramal da Comunidade Pneu Azul
113- USF Sucurijuquara- Rodovia Bl 13, s/n, Sucurijuquara.
114- Bar Segura Peão- Estrada do Caruará
115- Curva da Mica/Assentamento Paulo Fonteles- Rodovia Bl 13, s/n, Sucurijuquara.
116- Estrada do Caruara/Assentamento Martires de Abreu – Rodovia Bl 13, s/n, Sucurijuquara.
117- UBS Baía do Sol- Av. Beira Mar, S/N – Mosqueiro
118- UBS Maracajá- Tv. Siqueira Mendes, S/N
Distrito Administrativo de Belém (Dabel)
119- Faculdade FIBRA- Av. Gentil Bitencourt, 1144, Nazaré.
120- UBS Fátima- Rua Domingos Marreiros, Nº 1664.
121- CSE Marco – Av. Rômulo Maiorana, 2558 – Marco.
122- Maternar UEPA CCBS- Anexo ao CSE Marco
123- Bloco A UEPA CCBS- Tv. Perebebui, ao lado do Bosque
124- Uremia- Av. Alcindo Cacela, Nº 1421 – São Brás
125- Unama – Av. Alcindo Cacela, Nº 287 – Umarizal
Outros pontos de vacinação: Shoppings, das 10h às 17h
Shopping Pátio Belém
Shopping Bosque Grão-Pará
IT Center
Cobaju – Rua São Silvestre, 17 – Jurunas
Aldeia Cabana, com unidade de vacinação: das 8h às 14h.