Pará

Devotos saúdam o Menino Deus em Marituba

O 68° Círio do Menino Deus tomou as ruas do município de Marituba
FOTO: MAURO ÂNGELO
O 68° Círio do Menino Deus tomou as ruas do município de Marituba FOTO: MAURO ÂNGELO

Cintia Magno

Com o tema ‘Eis que vos anuncio uma grande alegria’, o 68° Círio do Menino Deus tomou as ruas de Marituba na manhã de Natal. Presente em um púlpito no altar da Paróquia Bom Pastor durante toda a missa que antecedeu a procissão, a imagem peregrina do Menino Deus foi conduzida pelas ruas do município até o ponto final da romaria, a Igreja Matriz de Marituba .

Preparando-se para, por mais um ano, acompanhar o trajeto do Círio, a aposentada Raimunda Ferreira, 69 anos, levava consigo muitos motivos para agradecer a Jesus.

“Todos os anos a gente participa do Círio do Menino Deus, somos daqui de Marituba mesmo e é uma tradição a gente passar a manhã do Natal no Círio”, contou. “A gente vem tanto para pedir, como para agradecer porque a gente não pode deixar de agradecer as graças que a gente recebe também”.

Acompanhando Raimunda, sua esposa, o aposentado Reginaldo Tavares, 63 anos, contou que, além da missa, eles costumam cumprir todo o percurso do Círio, que passou por dez ruas de diferentes bairros do município. “A gente faz questão de acompanhar tudo. É um compromisso que a gente tem todo Natal e é também uma honra poder celebrar o nascimento de Jesus Cristo dessa maneira”.

O compromisso da pensionista Marlene de Oliveira, 63 anos, com o Círio do Menino Deus se intensificou após a pandemia da Covid-19. Também moradora de Marituba, ela já costumava participar da romaria, mas depois de ficar doente e conseguir se recuperar, prometeu que enquanto vida tivesse participaria da procissão pedalando.

“Todos os anos eu participo, mas hoje em dia eu venho só para agradecer. Eu peguei Covid e fiquei bastante mal, então, eu recorri ao Menino Deus para me curar e prometi que se eu me recuperasse, acompanharia o Círio de bike enquanto eu tivesse vida”, relatou.

“Eu peguei Covid pedalando, mas foi justamente o pedal que também ajudou a me recuperar das sequelas porque o pulmão ficou bastante comprometido. Eu pegava a minha bike e ia para dentro do mato para respirar aquele ar puro e isso foi me ajudando na recuperação. Então, eu prometi que eu vinha cumprir o trajeto do Círio sempre pedalando”.

Caminhando ao lado da berlinda enfeitada com flores que conduzia a imagem do Menino Deus, o pároco da Paróquia Menino Deus, padre João Paulo Celestino, comentou a alegria de poder vivenciar uma manhã de Natal diferente, neste que foi o seu primeiro Círio do Menino Deus.

“É o meu primeiro ano no Círio do Menino Deus e é um Natal bem diferente, caminhando, rezando, como é próprio do povo paraense. O povo de Marituba, sendo um povo fiel e paraense como é, também celebra o Natal caminhando e rezando”, considerou. “É a melhor forma de celebrar o Natal porque tira todo o foco do consumismo e foca em Jesus. Essa é a beleza do Círio de Marituba, que não fica só em festa, mas também em oração”.

FESTIVIDADE

A festividade em homenagem ao padroeiro de Marituba iniciou ainda no dia 16 de dezembro, e foi encerrada no dia 25, quando foi realizado o Círio. O encerramento da festividade foi marcado por missa conduzida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 19h.