Devotos e devotas do município de Marituba festejaram mais um Círio do Menino Deus realizado nesta quarta (25), evento realizado tradicionalmente no dia de Natal. Uma multidão percorreu as ruas do município para celebrar a 68ª edição do evento que este ano trouxe o tema “Senhor, ensina-nos a rezar”.
A programação do Círio teve início logo cedo, às 7h30, com a missa da saída presidida pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa, no salão da Paróquia São Marcos Evangelista, no bairro Uriboca. O Arcebispo ressaltou o momento para a partilha da fé e devoção e a importância da boa convivência entre as pessoas. “Só pode haver paz quando damos glória a Deus”, afirmou Dom Alberto Taveira.
A missa teve duração de uma hora e fez a igreja ficar lotada de fiéis, como a empreendedora Rosilene Silva, 53 anos. Todos os anos, a devota participa da edição do Círio do Menino Deus por acreditar que é uma ocasião para renovar a fé e demonstrar amor ao próximo. “O Menino Deus é nosso símbolo natalino. Para nós, ter um Círio em nossa cidade no dia do Natal é muito gratificante e representa o renascimento de Jesus e também o nosso”.
Emocionada e com lágrimas nos olhos, a funcionária pública Jandete Falcão, 56, participa há muitos anos da procissão religiosa que ela não recorda quando foi a primeira vez que esteve presente no Círio do Menino Deus. A devota explica que no ano passado, por conta de um imprevisto, não conseguiu participar e que, por isso, este ano teve um sentimento especial e forte em poder participar novamente do evento. “O Círio é a história de fé do nosso município, mantendo a nossa devoção ao longo dos anos”.
Após o final da celebração pelo Arcebispo de Belém, a procissão com a berlinda e a imagem do Menino Deus, além da multidão de devotos, percorreu a rua do Uriboca Velho e seguiu pela avenida Fernando Guilhon até chegar à Paróquia do Menino Deus, localizada em frente a Praça Matriz de Marituba, no bairro Centro, um percurso com cerca de 2,5 quilômetros de extensão que durou aproximadamente uma hora e meia.
Com a chegada da procissão à Paróquia do Menino Deus, o cônego João Paulo Celestino, que também é o pároco do templo, presidiu a missa de chegada. O cônego ressaltou na procissão que este foi um momento de muita alegria e festa para a comunidade devota do Menino Deus.
Devoto do Menino Deus e de Nossa Senhora de Nazaré, o vigilante Lucivaldo Souza, 55, afirma que reserva todos os anos um tempo na agenda no dia do Natal para contemplar o Círio. A motivação em participar logo cedo das celebrações do evento em Marituba é uma só: a fé. “É um dia muito especial para nós que moramos aqui. Além de ser o dia do nascimento de Jesus Cristo, é o dia do Círio, o que é bastante simbólico. Peço bastante saúde para todos nós”.
Para marcar o encerramento do Círio Menino Deus 2024 foi realizada, às 18h, na Paróquia Menino Deus, a Santa Missa de encerramento, que foi presidida pelo cônego Jaime Pereira, da Paróquia Santíssima Trindade, do bairro Campina, em Belém.