Pará

Devotos celebram o Círio das Águas em Caraparu

A Vila de Caraparu, no município de Santa Izabel do Pará, celebra nesta sexta-feira (08) o tradicional Círio de Nossa Senhora da Conceição Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
A Vila de Caraparu, no município de Santa Izabel do Pará, celebra nesta sexta-feira (08) o tradicional Círio de Nossa Senhora da Conceição Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Pryscila Soares

A Vila de Caraparu, no município de Santa Izabel do Pará, celebra nesta sexta-feira (08) o tradicional Círio de Nossa Senhora da Conceição. A procissão fluvial, que faz o percurso pelas águas do rio Caraparu, ocorre a partir das 8h, saindo da Comunidade do Cacau em direção à orla da vila. Ao chegar, os devotos da padroeira da comunidade local realizam a procissão terrestre, percorrendo as ruas da vila e finalizam a manhã de devoção com uma santa missa.

Esta é a 105ª edição do chamado “Círio das Águas”, que este ano deve reunir mais de 10 mil fiéis. Eles farão o trajeto pelo rio em canoas e caiaques. Ontem, os devotos realizaram a trasladação com a imagem da santa pelas ruas da comunidade, seguida de missa. A programação da procissão fluvial terá início hoje às 5h com a alvorada. Em seguida, os fiéis descem o rio Caraparu até a capela do Cacau onde ocorrerá uma missa às 7h. E depois retornam ao rio para celebrarem o Círio.

“A nossa programação da festividade começou em outubro com as peregrinações, quando várias imagens percorreram as casas, fazendo visitas nas comunidades. E a programação do Círio iniciou na primeira semana deste mês com ladainhas, alvorada sempre às 5h, fogos, hinos da igreja e a badalada do sino. E hoje, durante toda a celebração, a padroeira receberá diversas homenagens, nas procissões pelo rio e terrestre”, pontua Ana Cláudia Farias, coordenadora de divulgação do Círio de Caraparu.

Segundo a coordenadora, o Círio da Vila de Caraparu foi crescendo a cada edição e, atualmente, atrai a participação de devotos de várias partes do estado. A edição deste ano tem como tema “Com a Imaculada Conceição, somos Igreja em Missão”.

“O nosso tema fala da busca pela alegria, paz, união e mais humanidade para com o seu próximo. É a nossa missão através da igreja”, disse. “A festividade começou no ano de 1905, entre senhores que moravam na Vila de Caraparu, que hoje é um distrito de Santa Izabel. A partir daí, passou a ser padroeira da vila”, declara.