Pará

Detran não registra mortes nas estradas estaduais do Pará

A Operação Verão ocorre em conjunto com as demais forças de segurança pública
A Operação Verão ocorre em conjunto com as demais forças de segurança pública

Um balanço parcial divulgado na manhã desta segunda-feira (17), pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), mostra que o movimento nas rodovias estaduais fiscalizadas pelo órgão está menos violento este ano. Até o momento, a Operação Verão 2023 prossegue sem registro de mortes.

Além disso, os índices de alcoolemia no trânsito registrados em Salinópolis (Nordeste) e Santa Bárbara do Pará (Região Metropolitana), e ainda na estrada de acesso à Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém), caiu de 5% para 0,5%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o balanço, dos 19.142 testes com etilômetro, somente 99 testaram positivo para alcoolemia. O número de prisões por embriaguez nesse primeiro período também caiu de 60 para 35 nas estradas estaduais desses dois municípios, que costumam registrar a maior movimentação de veículos no mês de julho.

Em Salinópolis, o número de infrações lavradas por agentes do Detran entre os dias 01 e 15 deste mês reduziram de 741 para 629 autuações. Destas, 52 pessoas foram autuadas por dirigirem sob a influência de álcool. Outras infrações registradas pelo órgão têm como causas licenciamento atrasado e excesso de velocidade.

Os números são considerados positivos pelo Detran, confirmando o que o órgão já vem registrando nas últimas operações, que é o aumento do respeito à Lei Seca. “Elegemos o combate à alcoolemia como uma das nossas maiores prioridades, pois está entre as principais causas de sinistros com vítimas. Percebemos que as pessoas estão respeitando mais a regra de não dirigir após consumir bebida alcoólica, e continuamos na expectativa de terminar o verão sem nenhuma morte”, disse o diretor Técnico-Operacional do Detran, Bento Gouveia.