O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, nesta terça-feira (29), em Belém, o mutirão de exames práticos e de legislação. A iniciativa tem como público-alvo pessoas que estão concluindo o processo de primeira habilitação, assim como as que pretendem renovar ou adicionar na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) as categorias A e B.
O principal objetivo do mutirão é finalizar os processos ainda pendentes de conclusão desde a pandemia de Covid-19 e agilizar outros que ainda estejam em andamento.
O mutirão ocorre no Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, e neste primeiro dia foram agendadas mais de 100 provas práticas de carro e motocicleta. Além destes exames, o mutirão começa a disponibilizar também provas de legislação a partir desta sexta-feira (2), no mesmo local.
Os exames práticos ainda podem ser agendados pelo call center do Detran 154, pelo webchat e no link de agendamento de exames, no site do órgão. Já o atendimento para as provas de legislação ocorre por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.
A expectativa do Detran é atender mais de 3 mil pessoas até o final da ação. “O Detran está fazendo esse esforço concentrado para finalizar toda a demanda de exames que ainda resta em função da pandemia. A meta é zerar as pendências em todo o estado e entrar no primeiro semestre de 2023 com a agenda em dia”, comenta o coordenador de habilitação de condutores do Departamento de Trânsito, Edilvandro Pereira.
Além de Belém, os mutirões de exames práticos também ocorrem em Ananindeua, Marituba e Santarém. No Portal da Amazônia, a movimentação foi tranquila neste primeiro dia de mutirão. Antes da prova os candidatos recebem as instruções do percurso tanto para o carro quanto para a moto.
O examinador de trânsito, Nelson Brito, dá a dica para quem ainda vai realizar a prova prática nos próximos dias. “O candidato deve, antes de mais nada, cumprir as 20 horas obrigatórias na autoescola e chegar preparado para o exame. Além disso, deve atentar para a demarcação da baliza e as sinalizações de trânsito, que são os itens que mais reprovam”, explica.
O Henrique da Silva, de 26 anos, mora em Belém e aproveitou o início do mutirão para realizar o reteste de carro. Formado em Direito, o futuro motorista quer usar a primeira habilitação para comprar um carro e realizar concursos públicos que exijam CNH. “O atendimento foi super tranquilo e rápido. A equipe também é muito atenciosa e, então, saio daqui muito feliz pela conquista da minha habilitação”, declarou.
SERVIÇO
Em Belém, o mutirão de exames do Detran acontecerá até o dia 30 de dezembro, das 8h às 15h, no Portal da Amazônia.