O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, na manhã desta segunda-feira (13), a matrícula dos 20 mil aprovados na segunda fase do programa CNH Pai D’égua, que contemplou mais de 80 municípios das regiões de trânsito de Abaetetuba, Capanema, Paragominas e Tucuruí, e nas regiões do Marajó e Metropolitana de Belém.
Até o próximo dia 22, os contemplados deverão, de acordo com as datas, locais e endereços fornecidos no site chpd.detran.pa.gov.br/agendamatricula, se dirigir até o local agendado para o cumprimento desta etapa, que dá início de ao processo de habilitação gratuita.
“Disponibilizamos, em diversos municípios, um atendimento rápido e prático para esta etapa e o nosso objetivo é facilitar o atendimento para todos e garantir 100% de aproveitamento nesta e em todas as fases do Programa”, afirma Renata Coelho, diretora-geral do Detran.
Por questões logísticas, alguns municípios receberão as matrículas de municípios próximos. Esta etapa consiste na apresentação dos documentos e abertura do processo no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e em seguida, no próprio local, o candidato fará a coleta biométrica e agendará os exames médicos.
Para garantir o atendimento, os candidatos selecionados devem apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade ou equivalente para primeira habilitação, ou Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança e adição de categoria; CPF; comprovante de residência atualizado; certificado ou declaração de escolaridade de nível fundamental, emitido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou equivalente em outra Unidade Federativa, e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, emitida pela Policia Civil do Pará, com vencimento máximo de 90 dias.