Pará

Detran inicia instalação de semáforos na rotatória do 40 Horas

Obra do Governo do Pará vai ampliar a mobilidade em uma das principais rotas de ligação entre os municípios de Belém e Ananindeua
Obra do Governo do Pará vai ampliar a mobilidade em uma das principais rotas de ligação entre os municípios de Belém e Ananindeua

As obras de readequação na rotatória do 40 Horas, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), continuam aceleradas. Nesta terça-feira (18), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou a instalação de seis grupos de semáforos. A sinalização é essencial para orientar o tráfego de motoristas e pedestres nas vias do cruzamento.

Os semáforos são instalados nos dois sentidos da Avenida Independência com a Avenida Hélio Gueiros, e também no cruzamento da Rua dos Trabalhadores (via de acesso à Arterial 18). Os equipamentos ainda passarão por instalação elétrica e testes de segurança para entrarem em operação nos próximos dias.

A intervenção urbana na antiga rotária é uma obra do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra). O objetivo é ampliar a mobilidade em uma das principais rotas de ligação entre Belém e Ananindeua. “Os benefícios esperados vão além da melhora no fluxo do trânsito. Com a conclusão do projeto, prevê-se uma redução significativa nos congestionamentos diários, proporcionando um deslocamento mais ágil e seguro para os cidadãos que transitam pela região. A revitalização da sinalização também contribuirá para uma melhor orientação dos motoristas, minimizando riscos de acidentes e melhorando a eficiência do transporte público e privado”, informou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.

Avanços – O Detran é responsável pela elaboração do projeto e infraestrutura de trânsito, que inclui ainda a engenharia técnica de retornos e implantação da sinalização vertical e horizontal. Os semáforos são de três tempos e possuem contador regressivo e repetidores, com focais exclusivos para pedestres.

“Os equipamentos contam com tecnologia de câmeras de contagem de veículos e sistema para operação remota, com programação do tempo de acordo com o horário e volume do tráfego”, explicou o coordenador de Engenharia de Trânsito do Detran, Jorge Lima.

Segundo ele, os serviços serão complementados com sinalização horizontal e vertical, que deverá iniciar em breve, finalizando a etapa de intervenção de trânsito. Dois retornos na Avenida Independência foram readequados para permitir a inversão do sentido da circulação dos veículos.

Quem trafega pelo local está ansioso pela conclusão da obra, que deverá acabar com os longos engarrafamentos na rotatória. O motorista de aplicativo Yago Modesto disse que passa cerca de 10 vezes por dia por essa área, e conhece bem os transtornos do trânsito. Segundo ele, “nos horários de maior movimento fica tudo parado por aqui. Tem motorista que até evita passar, e quem passa se arrisca nas manobras pra tentar chegar logo ao destino. Mas, com essa obra e os retornos, estamos confiantes que vai ter mais fluidez no trânsito”.

Além dos motoristas, a sinalização semafórica também vai beneficiar os ciclistas, que agora vão poder atravessar em segurança. “Esse semáforo era o que faltava pra gente que precisa se deslocar todo dia de bicicleta. E do jeito que estava, ficava muito perigoso atravessar correndo ou contar com a boa vontade dos carros pararem pra gente atravessar”, contou a manicure Ana Rosa Santos.