Começou a funcionar nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10) o desvio para veículos do km 4,4 ao 5,5 da BR-316, em Ananindeua, sentido Belém-Marituba. Carros de passeio e motos devem entrar pelo desvio para acessarem as duas pistas de concreto do futuro BRT. Veículos pesados devem se manter na faixa aberta na BR. Pedestres e ciclistas devem transitar no trecho em uma faixa exclusiva na calçada.
A mudança no trânsito é necessária para que seja executada a drenagem prevista no projeto de requalificação da BR-316, obra executada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). Equipes do Departamento de Trânsito (Detran/PA) e a Polícia Militar (PM) estão orientando condutores e transeuntes na operação, que deve durar 90 dias neste trecho.
Segundo o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM, a avaliação das primeiras horas de operação é positiva. “A avaliação é positiva, apesar das dúvidas existem dos condutores e do horário de pico da BR. Não houve incidentes, a expectativa é que o aprendizado dos motoristas com a rotina do tráfego possa melhorar mais. Estamos fazendo o isolamento para fechamento da área onde vai ser iniciada a drenagem ainda hoje”, explica o diretor geral do NGTM, o engenheiro Eduardo Ribeiro.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) está atuando na organização e orientação do trânsito para garantir segurança e fluidez na via. O órgão empreende 20 agentes de fiscalização e 12 agentes de educação no local do desvio.
O Detran também instalou sinalização luminosa vertical para ajudar na orientação e visibilidade dos motoristas, pedestres e ciclistas. O órgão disponibilizou um contêiner no local do desvio com uma equipe de servidores que atuará 24 horas no atendimento e suporte aos usuários da via. Toda a área está sendo monitorada por câmeras de videomonitoramento com o objetivo de acompanhar o tráfego e realizar intervenções no trânsito, quando necessário.
Fonte: Agência Pará