Pará

Desafio Valorant foi a maior disputa de e-sports da Região Norte

Estrutura do evento foi comparada aos de grandes torneiros do Rio de Janeiro e São Paulo. Foto: Antonio Melo
Estrutura do evento foi comparada aos de grandes torneiros do Rio de Janeiro e São Paulo. Foto: Antonio Melo

Trayce Mello

A primeira edição do Desafio Valorant Powered By DOL, foi um verdadeiro sucesso de público e engajamento. O evento iniciou na última sexta-feira (17), e encerrou neste domingo (19), no shopping Bosque Grão-Pará, em Belém, com a maior disputa da modalidade já organizada na Região Norte, que contemplou as 2 equipes finalistas com uma premiação totalizando mais de 10 mil reais.

Com o patrocínio do Shopping Bosque Grão-Pará e da Claro, o Desafio Valorant é uma realização do Diário Online (DOL), e contou com a parceria da Riot Games, desenvolvedora do jogo. Mais de 3 mil pessoas passaram pelos três dias de evento, sendo que 24 equipes estiveram inscritas no torneio. Além das disputas, o evento contou com arena livre ao público, para quem quisesse jogar no local antes do início do torneio, quiz e gincanas especiais.

O evento contou com uma moderna arena gamer profissional, equipada com computadores de alto desempenho, dispondo de toda a estrutura necessária em termos de jogabilidade. Outro destaque do evento foi o grande telão de LED transmitindo as partidas para o público presente no evento. As disputas foram comentadas e narradas ao vivo por meio de casters e convidados especiais. As partidas também puderam ser acompanhadas através do Youtube do Dol e no Twitch.

“O evento superou as nossas expectativas. Estamos muito felizes porque conseguimos trazer para a região Norte um evento inovador no mercado de games. Trouxemos uma grande estrutura, com uma arena que pode ser comparada a grandes eventos de games, como São Paulo e Rio de Janeiro. Então é algo inédito aqui no Norte”, pontua Cássio Ricardo, coordenador do evento.

A disputa final no formato melhor de cinco (MD5) ficou entre as equipes Red Blue x Dirocha eSports. E o primeiro campeão do desafio foi a equipe da Dirocha eSports, que bateu a Red Blue na grande decisão por 2 rounds a 0.

Eduardo Ricci, de 23 anos, foi um dos finalistas pela equipe Red Blue. Ele é de São Paulo e veio competir no torneio. “Eu jogo profissionalmente há cerca de 3 anos. Eu já competi em São Paulo em dois campeonatos e agora vim para cá com o convite da Red Blue. Eu estou gostando muito de participar, o público é bem maior por ser dentro de um shopping, mas está sendo uma experiência incrível”, disse.

Valorant é um jogo eletrônico do gênero tático de tiro em primeira pessoa (FPS) desenvolvido e publicado pela Riot Games. Lançado em 2020, Valorant combina elementos de jogos de tiro táticos com habilidades especiais de personagens semelhantes aos encontrados em jogos do tipo hero shoot.