Even Oliveira
A 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começou ontem (7) no Theatro da Paz, em Belém, marcando a terceira vez que a capital paraense recebe o maior evento científico da América Latina. As edições anteriores em Belém ocorreram em 1983 e 2007, com a 35ª e 59ª edições, e agora, em 2024, o evento retorna em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.
A programação seguirá de 8 a 13 de julho, no campus Guamá da UFPA, onde serão realizados debates, mesas-redondas e sessões especiais. O evento é aberto ao público em geral e gratuito.
A solenidade de abertura contou com um concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da universidade (EMUFPA), abriu a solenidade, que conta ainda com o Coro Universitário da UFPA; o Madrigal da EMUFPA, apresentações da cantora Andrea Pinheiro e do professor Kleber Benigno.
A abertura teve a participação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), Luciana Santos; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol); e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão.
Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, falou sobre a importância do evento para o Pará e para o Brasil, especialmente em um momento crítico para a Amazônia, o qual os olhos estão voltados para a intensificar do debate e do conhecimento científico sobre as mudanças climáticas em contribuição à 30ª Conferência das Nações Unidas (COP-30), que ocorrerá em novembro de 2025.
“Nossa expectativa é muito grande, porque é a terceira reunião anual da SBPC em Belém, em 76 anos de história da nossa sociedade. A Amazônia está na boca do mundo, e há uma expectativa muito grande de que dela possam vir princípios ativos que melhorem a saúde das pessoas e soluções para o sequestro de carbono”, afirmou Janine.
A programação científica da SBPC deste ano inclui 286 atividades, com 208 debates presenciais e 78 virtuais, envolvendo representantes de cinco pastas ministeriais: Luciana Santos (MCTI), Nísia Trindade (MS), Marina Silva (MMA), Simone Tebet (MMO) e Camilo Santana (MEC). Além disso, haverá uma série de atividades culturais durante o desenvolvimento do evento.
O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, falou sobre o papel da universidade como epicentro do evento, que contará com atividades para o desenvolvimento da comunidade acadêmica e científica da região. “Teremos discussões sobre ciência, arte, cultura e diversidade. Queremos colocar na mesa o que a ciência tem produzido para contribuir com a resolução dos nossos problemas e a construção de um futuro que desejamos para que seja com sustentabilidade, inclusão, e superação das desigualdades”, afirma.
Com temas que vão de participação indígena na ciência, inteligência artificial à inclusão de cotas, Cláudia Linhares Sales, secretária-geral e coordenadora do evento, destacou os desafios organizacionais de promover um encontro dessa magnitude. “O maior desafio é atrair o público para a ciência, proporcionar esse primeiro contato, e desmistificar a ideia de que a ciência é apenas para cientistas. Queremos que as pessoas participem, discutam e se engajem. Haverá muitas discussões sobre oceano, floresta, energias renováveis para o uso do carbono”, explicou.
NOVIDADES
Uma novidade desta edição é o Espaço “Infâncias Mairí na SBPC”, que receberá oficinas científicas desenvolvidas especialmente para crianças menores de cinco anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec). Nesse espaço, as crianças poderão trabalhar com elementos naturais e que contribuirão para o despertar da consciência sobre o meio ambiente.
Outra atração é o “Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar”, onde os participantes poderão degustar a culinária típica paraense e conhecer a história e tradições por trás dos pratos. A temática Afro e Indígena será amplamente abordada em espaços como a Maloca da Beira do Rio e a Tenda Afro e Indígena.
A 76ª Reunião Anual da SBPC também contará com suas atividades tradicionais, como a ExpoT&C, SBPC Jovem e a Sessão de Pôsteres. A ExpoT&C, um dos destaques do evento, reunirá mais de 45 expositores de universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e do setor empresarial, que apresentarão as mais recentes tecnologias e inovações desenvolvidas no Brasil.
A SBPC Jovem contará com 71 estandes, onde os participantes poderão explorar oficinas, rodas de conversa, bate-papo com cientistas, café com ciência e outras atividades. Já a Sessão de Pôsteres desta edição apresentará 391 trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências. Destes, 209 serão apresentados presencialmente.
A programação completa está disponível no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/.