O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 14, condenando o uso da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no desfile de uma escola de samba em São Paulo. A agremiação em questão é a Império de Casa Verde, que homenageou a cantora paraense Fafá de Belém, que se destaca também pela forte ligação com o Círio de Nazaré.
E essa devoção acabou sendo ilustrada pela escola durante o desfile no Anhembi no último final de semana. E o uso das figuras que representam a padroeira dos paraenses acabou gerando reações, obrigando a Arquidiocese de Belém a emitir um posicionamento condenando a atitude da agremiação e da cantora, que não foram citados nominalmente pelo arcebispo de Belém.
Confira abaixo um trecho do que ele disse e ao final o vídeo completo.
“No último carnaval aconteceram episódios que não foram agradáveis e que tocaram na devoção. Uma escola de samba da cidade de São Paulo, acompanhada de uma cantora de nossa terra, utilizaram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e encontramos tantas reações contrárias, e nós todos estamos contrários a essa forma de utilização de figuras religiosas. Foi uma absoluta falta de bom senso e um gesto lamentável tanto da escola de samba quanto da cantora que se fez esse desserviço. Não houve qualquer consulta à igreja católica e se houvesse nós aconselharíamos a não usar esse tipo de figura. Que as pessoas responsáveis por essa atitude possam rever suas ações, que não façamos isso em outras ocasiões”, disse o arcebispo.