Pará

Culto celebra os 112 anos da Assembleia de Deus no Pará

O governador Helder Barbalho e a vice, Hana Ghassan, estavam entre os convidados especiais da noite. Foto: Divulgação
O governador Helder Barbalho e a vice, Hana Ghassan, estavam entre os convidados especiais da noite. Foto: Divulgação

A Assembleia de Deus realizou neste sábado, 17, a grande celebração dos 112 anos da Igreja no Pará, em culto que ocorreu no Centenário Centro de Convenções. O evento foi acompanhado por milhares de pessoas e contou com lideranças da Assembleia de Deus e autoridades. O governador Helder Barbalho e a vice, Hana Ghassan, estavam entre os convidados especiais da noite.

“É uma satisfação poder festejar mais um ano de história da Assembleia de Deus, que nasceu em Belém do Pará, e se transformou na maior igreja pentecostal do mundo. Isso é fruto da fé de cada um que faz desta igreja um extraordinário instrumento em favor das pessoas, que tem cuidado do nosso estado e da nossa sociedade”, ressaltou Helder Barbalho.

O pastor Samuel Câmara, presidente da igreja em Belém, agradeceu a parceria do Estado com a instituição, destacando o último trabalho de missão humanitária realizado no município de Melgaço, no Marajó. “Eu procurei o governador Helder Barbalho porque não tínhamos medicamentos, o nosso barco não atracava no porto da cidade. E nós conseguimos fazer três mil atendimentos de saúde e ainda deixamos remédios para o posto de saúde”, mencionou o líder da igreja, agradecendo a contribuição do Governo do Pará.

O sábado ainda teve outro grande evento marcando os 112 anos da Igreja no Estado.

A tradicional reconstituição da chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus em Belém, reuniu mais de 40 mil pessoas que acompanharam o evento desde a Escadinha do Porto de Belém, na Estação das Docas, até a Praça da República, na manhã de sábado (17). O evento também contou com a presença de autoridades como o ministro do STF, André Mendonça, o deputado federal Raimundo Santos e o vereador Josias Higino.

PROGRAMAÇÃO
A programação em alusão aos 112 anos da Igreja iniciou no último dia 4 de junho, com o encontro de fiéis nos templos da Assembléia de Deus do Brasil e do mundo, para a cópia manuscrita da Bíblia pelos evangélicos a próprio punho. São 31.104 páginas da Bíblia escrita.

No Pará, a principal ação iniciou nos dias 08 a 11 de junho, com uma missão humanitária em Melgaço, na ilha do Marajó. Ao todo, 1.300 pessoas, entre médicos, dentistas, professores, assistentes sociais, pedreiros, costureiras, padeiros e outros profissionais, todos voluntários, estiveram na ação.

Foram entregues 2.500 cestas de alimentos e cinco casas, todas mobiliadas.Além disso, foram ofertados atendimentos médicos, odontológicos e jurídicos, cursos profissionalizantes, medicamentos, roupas e itens de higiene.

Assembléia de Deus em Belém

No início do século XX, os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, receberam em profecia a ordem de que tinha que pregar o evangelho num lugar chamado Pará. Ao pesquisarem no mapa, descobriram que era um local distante, localizado na Amazônia. A igreja foi fundada, em 18 de junho de 1911, em Belém.

Hoje, a comemoração de aniversário da Assembleia de Deus já faz parte do calendário da cidade, que conta com 540 templos na capital e 150 mil membros. No Pará, a Igreja possui mais de 700 mil membros e 22 milhões em todo o território brasileiro. Por todo o mundo, existem aproximadamente 50 milhões de assembleianos.

“O maior legado disso no que diz respeito a nossa cidade é que nasceu aqui em Belém do Pará. Essa igreja que está no Brasil todo, ela teve seu início em 18 de junho de 1911, aqui em Belém do Pará, fruto do chamado de dois missionários suecos, que vieram dos Estados Unidos para Belém”, disse o pastor Philipe Câmara.