Pará

COVID-19: UFPA atualiza recomendações após aumento de casos

Com o aumento do número de casos de Covid-19, é recomendável o uso de máscaras. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.
Com o aumento do número de casos de Covid-19, é recomendável o uso de máscaras. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.

O Grupo de Trabalho (GT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a Covid-19 emitiu novo boletim na quinta-feira, 17, atualizando a comunidade acadêmica sobre o cenário epidemiológico da doença no estado do Pará, frente ao aumento do número de casos que tem acontecido em outras unidades da federação.

No documento, o GT afirma que o cenário da doença nos municípios onde a UFPA possui campus mantém-se estável, com níveis baixos de internação e de óbitos, dentro dos parâmetros da Bandeira Verde, que continua vigente em todos os campi.

“Como forma de precaução, o grupo recomenda apenas que seja utilizada máscara em ambientes fechados com aglomeração, especialmente por pessoas que pertencem a grupos de risco, e reforça que todos(as) devem manter o esquema vacinal completo, acompanhando as doses de reforço sempre que forem disponibilizadas pelo sistema de saúde”, informa o comunicado da Universidade, em seu site.

A UFPA lembra que desde maio de 2022 flexibiliza o uso de máscara em suas dependências ‘e a medida continua válida’. Por fim, revela que o Grupo de Trabalho permanece monitorando a situação da doença.

O sistema de bandeiras é adotado pela UFPA desde dezembro de 2020. Em dezembro de 2021, o Conselho Superior de Administração aprovou nova resolução, que atualiza o sistema de bandeiramento e as orientações para o funcionamento das atividades na UFPA durante a pandemia de covid-19. Na Bandeira Verde, vigente desde março de 2022, todas as atividades acadêmicas e administrativas devem ocorrer de forma presencial.