Pará

COVID-19: Santarém começa a vacinar bebês com comorbidades

Campanha está em andamento em todo o Brasil, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais, após queda nos últimos anos. Foto: Divulgação
Campanha está em andamento em todo o Brasil, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais, após queda nos últimos anos. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começou nesta sexta-feira, 18, a vacinação contra a covid-19 para crianças entre seis meses a menores de 3 anos de idade com comorbidades. Devido ao número limitado de doses recebidas da Pfizer baby (apenas 2.080), destinada a este público, a vacinação será realizada exclusivamente na Prefeitura de Santarém, das 8h às 12h, e no sábado, das 8h às 14h.

Para que a criança seja vacinada, o responsável deverá apresentar o comprovante demonstrando que ela pertença a um dos grupos de comorbidades (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc) prioritárias para a vacinação. Além da carteira de vacinação, documento com foto e cartão SUS.

O Ministério da Saúde recomenda a administração concomitante das vacinas contra o coronavírus simultaneamente às demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de 6 meses, ou mais.

A secretária Municipal de Saúde de Santarém, Irlaine Figueira, ressalta a importância dos pais levarem os pequenos para se vacinarem. “É essencial que os pais nos ajudem nessa luta contra o coronavírus. Estamos numa nova onda, com uma nova variante e precisamos dar amplitude ao esquema de vacinação”, pontuou.