Grande Belém

COVID-19: Belém começa a vacinar bebês; idosos tomarão a quinta dose

A Prefeitura de Belém aguarda mais doses da vacina para imunizar a população. Foto: Agência Pará
A Prefeitura de Belém aguarda mais doses da vacina para imunizar a população. Foto: Agência Pará

A Prefeitura de Belém lança, nesta sexta-feira, 18, a vacinação contra a covid-19 para crianças a partir de 6 meses até 2 anos de idade. O lançamento ocorre na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professora Lúcia Soares de Castro, no bairro do Marco, a partir das 9h.

O anúncio de mais um avanço na imunização no combate à pandemia foi feito pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, pelas redes sociais da Prefeitura, no início da noite desta quinta-feira, 17.

Ainda nesta sexta, a Prefeitura inicia a aplicação do terceiro reforço (quinta dose) para pessoas com idade a partir de 60 anos e imunossuprimidos com 18 anos e mais, incluindo grávidas e puérperas nessa condição.

Também nesta sexta, a vacina Pfizer Baby já estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belém, no horário das 8h às 17h. A partir de segunda-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) iniciará um mapeamento em creches para levar a vacinação a esses locais.

Em 27 de outubro, o Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote de vacinas Covid-19 para crianças de seis meses a menores de três anos. Os imunizantes são produzidos pela Pfizer e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em crianças de 6 meses a 3 anos.

A Sesma ressalta a importância de atualizar o esquema vacinal contra covid-19, para evitar o surgimento de casos graves da doença. Em Belém, 54% das pessoas tomaram as quatro doses da vacina.