Pará

Correios diversificam as entregas e oferta de serviços

Segundo o acordo, os Correios que vão antecipar a primeira parcela do vale-peru de R$ 1.000 na folha de pagamento de setembro
Editais serão publicados nos próximos dias. FOTO: MAURO ÂNGELO

Cintia Magno

Quando os primeiros serviços postais prestados no Brasil foram iniciados, ainda em 1663, século XVII, as formas de comunicação existentes no mundo eram bem diferentes das atuais. Com o passar dos séculos e o surgimento de diferentes ferramentas, sobretudo com o advento da internet, não apenas a comunicação se transformou, como também, as demandas pelos serviços dos Correios. Se no passado o grande volume de entregas dizia respeito às cartas impressas, hoje boa parte das demandas atendidas pelos carteiros é referente às encomendas e compras pela internet.

De acordo com os Correios, atualmente são entregues mensalmente quase 4 milhões de objetos em todo o Estado do Pará, entre cartas e encomendas. Presente em 100% dos municípios do país, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina, mantendo uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregadas e empregados diretos.

“Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios”, aponta a estatal.

Para além do envio de cartas e encomendas, parte dos serviços oferecidos pelos Correios são referentes aos atendimentos realizados nas agências. De acordo com a estatal, a oferta de novas soluções pelos Correios faz parte da estratégia de trazer inovação e diversificação de receitas para a estatal.

“Uma prioridade da atual gestão é o estreitamento das relações com o poder público por meio da Lei 14.744, que permite a contratação preferencial dos Correios por parte de órgãos públicos federais da administração direta e de entidades da administração indireta federal”, aponta.

“Exemplo disso é a recente parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que as solicitações de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) pelo Atestmed possam ser realizadas nas agências da estatal. Agências dos Correios espalhadas pelo País vão atender aos beneficiários do INSS. O projeto-piloto ocorre em Fortaleza/CE”.

CAIXA

No Estado do Pará, os Correios lembram que em março houve a assinatura de um protocolo de intenções com a Caixa para o compartilhamento das estruturas dos Correios, processos e serviços, facilitando o acesso da população a produtos financeiros e postais.

“A parceria na unidade dos Correios de Peixe-Boi começou no último dia 12, com o atendimento por videoconferência no local”, aponta. “Os clientes do banco contam com desbloqueio e atualização cadastral do Caixa Tem, desbloqueio de senhas, consulta e autorização de saque de benefícios sociais, além de consultas e orientações sobre o abono do PIS, Seguro Desemprego, FGTS e INSS, dentre outros produtos e serviços”.

Segundo os Correios, o município serviu como uma espécie de laboratório para que a parceria entre as duas instituições pudesse evoluir para o acordo de cooperação técnica.

“Foram realizados cerca de 100 atendimentos na localidade com pouco mais de 8 mil habitantes. A expansão deve ocorrer para todas as cidades do Brasil até o fim do ano. Porém, cidades das regiões Nordeste, Norte e algumas do Centro-Oeste, com maior dificuldade de ter uma unidade da Caixa, terão prioridade”.

Saiba mais

  • Ainda em março, as agências dos Correios de todo o país participam do MegaFeirão Serasa e Desenrola, ação que é resultado de uma parceria entre os Correios e a Serasa, com apoio institucional do Ministério da Fazenda. “São mais de 700 empresas parceiras, entre bancos, financeiras, comércio varejistas, operadoras de telefonia e securitizadoras dispostas a oferecer facilidades para quem deseja regularizar os débitos neste início de ano”.
  • Em janeiro deste ano, os Correios e a CNP Seguradora iniciaram a venda de seguros nas agências da estatal em todo o País. Para a estatal, “a oferta de produtos de seguros representa um passo importante na estratégia da estatal, na medida em que rentabiliza a rede existente, com agências e pontos de atendimento espalhados por todo o País. Os microsseguros e seguros simplificados têm valores mensais a partir de R$ 9,99”, pontuou.
  • “Essas e outras soluções fazem parte do Balcão do Cidadão dos Correios. Por meio dele, a estatal já presta vários serviços à população, como emissão de CPF, certificado digital, consulta Serasa, regularização financeira e fiscal, recebimento de Contas e Doações, Remessa de Valores por meio do Vale Postal, e Achados e Perdidos (documentos)”.