Cintia Magno
Quando os primeiros serviços postais prestados no Brasil foram iniciados, ainda em 1663, século XVII, as formas de comunicação existentes no mundo eram bem diferentes das atuais. Com o passar dos séculos e o surgimento de diferentes ferramentas, sobretudo com o advento da internet, não apenas a comunicação se transformou, como também, as demandas pelos serviços dos Correios. Se no passado o grande volume de entregas dizia respeito às cartas impressas, hoje boa parte das demandas atendidas pelos carteiros é referente às encomendas e compras pela internet.
De acordo com os Correios, atualmente são entregues mensalmente quase 4 milhões de objetos em todo o Estado do Pará, entre cartas e encomendas. Presente em 100% dos municípios do país, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina, mantendo uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregadas e empregados diretos.
“Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios”, aponta a estatal.
Para além do envio de cartas e encomendas, parte dos serviços oferecidos pelos Correios são referentes aos atendimentos realizados nas agências. De acordo com a estatal, a oferta de novas soluções pelos Correios faz parte da estratégia de trazer inovação e diversificação de receitas para a estatal.
“Uma prioridade da atual gestão é o estreitamento das relações com o poder público por meio da Lei 14.744, que permite a contratação preferencial dos Correios por parte de órgãos públicos federais da administração direta e de entidades da administração indireta federal”, aponta.
“Exemplo disso é a recente parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que as solicitações de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) pelo Atestmed possam ser realizadas nas agências da estatal. Agências dos Correios espalhadas pelo País vão atender aos beneficiários do INSS. O projeto-piloto ocorre em Fortaleza/CE”.
CAIXA
No Estado do Pará, os Correios lembram que em março houve a assinatura de um protocolo de intenções com a Caixa para o compartilhamento das estruturas dos Correios, processos e serviços, facilitando o acesso da população a produtos financeiros e postais.
“A parceria na unidade dos Correios de Peixe-Boi começou no último dia 12, com o atendimento por videoconferência no local”, aponta. “Os clientes do banco contam com desbloqueio e atualização cadastral do Caixa Tem, desbloqueio de senhas, consulta e autorização de saque de benefícios sociais, além de consultas e orientações sobre o abono do PIS, Seguro Desemprego, FGTS e INSS, dentre outros produtos e serviços”.
Segundo os Correios, o município serviu como uma espécie de laboratório para que a parceria entre as duas instituições pudesse evoluir para o acordo de cooperação técnica.
“Foram realizados cerca de 100 atendimentos na localidade com pouco mais de 8 mil habitantes. A expansão deve ocorrer para todas as cidades do Brasil até o fim do ano. Porém, cidades das regiões Nordeste, Norte e algumas do Centro-Oeste, com maior dificuldade de ter uma unidade da Caixa, terão prioridade”.
Saiba mais
- Ainda em março, as agências dos Correios de todo o país participam do MegaFeirão Serasa e Desenrola, ação que é resultado de uma parceria entre os Correios e a Serasa, com apoio institucional do Ministério da Fazenda. “São mais de 700 empresas parceiras, entre bancos, financeiras, comércio varejistas, operadoras de telefonia e securitizadoras dispostas a oferecer facilidades para quem deseja regularizar os débitos neste início de ano”.
- Em janeiro deste ano, os Correios e a CNP Seguradora iniciaram a venda de seguros nas agências da estatal em todo o País. Para a estatal, “a oferta de produtos de seguros representa um passo importante na estratégia da estatal, na medida em que rentabiliza a rede existente, com agências e pontos de atendimento espalhados por todo o País. Os microsseguros e seguros simplificados têm valores mensais a partir de R$ 9,99”, pontuou.
- “Essas e outras soluções fazem parte do Balcão do Cidadão dos Correios. Por meio dele, a estatal já presta vários serviços à população, como emissão de CPF, certificado digital, consulta Serasa, regularização financeira e fiscal, recebimento de Contas e Doações, Remessa de Valores por meio do Vale Postal, e Achados e Perdidos (documentos)”.