No dia do aniversário de 142 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o Governo do Estado fez a entrega nesta terça-feira (26) de novas viaturas equipadas para atividades de combate a incêndios e também de resgate e salvamento. O evento ocorreu na sede do Comando Geral da corporação, no bairro de Val-de-Cans, em Belém.
O governador Helder Barbalho esteve presente no ato solene, acompanhado da primeira-dama Daniela Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan Tuma, além de outras autoridades do secretariado estadual, militares das forças estaduais e das Forças Armadas, servidores e parlamentares.
Desde o início do ano, o Governo do Pará vem investindo em uma melhor estrutura para os bombeiros, com a realização do concurso público em que foram ofertadas quase 2 mil vagas para oficiais e praças, promoções de oficiais, cursos de capacitação e entrega de equipamentos – como outras 40 viaturas para vistoria e perícia, 1.400 capacetes especiais e novos quartéis em São Félix do Xingu e Novo Progresso.
“Isso permite com que nós possamos fazer com que as sedes no interior e também os quartéis na capital e na região metropolitana possam estar com maior infraestrutura, permitindo agilidade no atendimento, agilidade na pronta resposta que o Corpo de Bombeiros deve dar para salvar as vidas, combater incêndios, combater crimes ambientais e, claro, garantir com que possamos proteger a nossa população”, completou Helder.
“Todas essas viaturas foram equipadas com materiais e equipamentos dos mais modernos que existem, para que o Corpo de Bombeiros possa servir à sociedade nos sinistros. Seja um incêndio urbano estrutural, seja no incêndio florestal, nós estamos preparados para poder prestar o melhor serviço e mitigar os efeitos dos incêndios e dos sinistros que ocorrem em nosso estado”, comentou Jayme Benjó, comandante-geral da corporação.
Novas viaturas foram construídas na Espanha
Segundo Benjó, as novas viaturas foram construídas na Espanha e compradas com recursos do Tesouro Estadual. O comandante fez questão de agradecer publicamente ao governador do Estado pelos investimentos feitos neste ano, que, na visão dele, foram sem precedentes na história da instituição. Os veículos serão destinados à capital, a municípios da região metropolitana, como Ananindeua, e ao interior – com destinos a serem definidos pelo comando posteriormente.
Helder Barbalho também fez a condecoração de 70 pessoas escolhidas pela instituição para serem homenageadas. “No momento em que os bombeiros completam 142 anos de existência no Pará, com um serviço magnífico em proteção da população, estão sendo condecoradas autoridades, civis e militares, como reconhecimento pelo trabalho e apoio aos bombeiros”, explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
As 14 viaturas de incêndio são caminhões Scania, equipados com reservatório de água, mangueira, escada e itens de desobstrução – como machados e marretas – tendo um conceito mais moderno e compacto, ocupando menos espaço nas ocorrências do que os modelos antigos, porém com alto nível de eficiência. O 15º veículo é um carro de resgate no estilo ambulância, para ser empregado no socorro de eventuais feridos nos incêndios.