CÍRIO DE NAZARÉ

Corda do Círio 2024 tem data confirmada para chegar no Pará

No dia 04 de setembro, a cerimônia de entrega da corda do Círio 2024 começará às 10h em Castanhal, com a presença da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

Corda do Círio 2024 tem data confirmada para chegar no Pará Corda do Círio 2024 tem data confirmada para chegar no Pará Corda do Círio 2024 tem data confirmada para chegar no Pará Corda do Círio 2024 tem data confirmada para chegar no Pará
Corda do Círio 2024 tem data confirmada para chegar no Pará

No dia 04 de setembro, a cerimônia de entrega da corda do Círio 2024 começará às 10h em Castanhal, com a presença da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Após o evento em Castanhal, a corda será transportada para Belém, onde a chegada está prevista para as 12h. A partir de então, a corda ficará guardada na Estação Padre Luciano Brambilla até a revisão final, que ocorrerá em 28 de setembro.

A corda deste ano, produzida pela Castanhal Companhia Têxtil (CTC), é a segunda a ser fabricada integralmente no Pará. Feita com uma mistura de malva e juta, a nova corda foi aprovada pela DFN. Antônio Sousa, diretor de procissões, informou que as argolas foram reforçadas para garantir maior resistência e evitar problemas enfrentados no ano anterior. Com 800 metros de comprimento, divididos em duas partes de 400 metros, e 60 milímetros de diâmetro, a corda é adaptada para as estações de metal que auxiliam no transporte das berlindas durante as procissões.

A revisão completa da corda será feita no dia 28 de setembro, às 15h, no Colégio Santa Catarina de Sena. A DFN e a Guarda de Nazaré verificarão a integridade da corda, incluindo argolas, nós e estações, além de medir os 800 metros de comprimento para garantir que tudo está em conformidade. Após a revisão, a corda da Trasladação será exposta na Estação Padre Luciano Brambilla e a corda do Círio na Estação das Docas, até as procissões.

Histórico da Corda

Introduzida nas festividades do Círio em 1885, a corda surgiu após uma enchente que impediu o avanço da berlinda. Na ocasião, os fiéis usaram uma corda emprestada para ajudar a puxar a berlinda, e desde então a corda tornou-se um símbolo importante da festa.

Sobre o Círio 2024

O Círio de Nazaré é organizado pela Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, DFN, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. A festa conta com o patrocínio de empresas como Banpará, Instituto Cultural Vale, e outros importantes apoiadores.