Pará

COP30: Melhorias nos Complexos Portuários de Belém

COP30: Melhorias nos Complexos Portuários de Belém

O presidente da Companhia Docas do Pará, CDP, Jardel Silva juntamente com gerentes dos Portos Miramar, Porto de Belém, Guarda Portuária e a cúpula da delegacia da Alfandega da Receita Federal da capital mantém reuniões que visam as melhorias dos complexos portuários que ao longo desses anos vem crescendo em logística, cargas e movimentações.

O objetivo dessa união, que há muito tempo vem dando certo foi também para manter o alinhamento da gestão fiscal conjunta das instalações da CDP que vem se preparando para a COP30.

O Delegado da Alfândega, Bruno Leite avaliou a a reunião como mais um momento produtivo e disse que essa união surtirá mais efeitos positivos para a adequação aduaneira dos armazéns do Porto de Belém, que estão sendo transformados em atividades operacionais como hotelaria (Hotel Vila Galé) e recepção do turismo ambiental, como o Porto Futuro II.

PORTO DE BELÉM: um dos mais importantes complexos portuários do Norte do Brasil, será alvo da maior obra de dragagem de sua história, planejada para 2024 como parte dos preparativos para a COP30. A intervenção no porto, visa aumentar a profundidade do canal de acesso e das áreas de atracação, e irá melhorar significativamente a eficiência na movimentação de cargas e posicionar Belém na rota dos navios de cruzeiro. A dragagem do porto não apenas impulsionará o desenvolvimento econômico e a competitividade do Porto de Belém, mas também reforçará a infraestrutura da cidade para receber eventos globais, estimulando o turismo e trazendo benefícios substanciais para a região.

O aumento do fator de escala dos navios poderá trazer diversos benefícios econômicos para a região. A movimentação de trigo do Porto de Belém, se beneficiará diretamente nas operações portuárias, com redução dos custos de frete e diminuição no preço final do trigo, beneficiando toda a cadeia produtiva e os consumidores. Similarmente, o Terminal Petroquímico de Miramar, que opera com combustíveis, terá a possibilidade de diminuição nos custos de importação e distribuição. A economia gerada poderá ser repassada ao consumidor final, resultando em preços mais baixos de combustíveis na região.

Desta forma, as obras de dragagem não apenas facilitarão a logística portuária e reduzirão custos, mas também contribuirão para o desenvolvimento sustentável da região, ao aumentar a capacidade operacional do porto.

COP 30

A COP30, a conferência mundial sobre mudanças climáticas, será realizada em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025, marcando a primeira vez que a cúpula será sediada na Amazônia. O evento coincide com o décimo aniversário do Acordo de Paris, assinado durante a COP21 em 2015, que estabeleceu metas para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A escolha de Belém como sede ressalta a importância da Amazônia na regulação climática global. A região é crucial para a absorção de dióxido de carbono, e a COP30 destacará a necessidade urgente de proteger este ecossistema vital.

A conferência reunirá líderes mundiais, cientistas e representantes de 197 países para discutir a implementação do Acordo de Paris e fortalecer a cooperação internacional em prol do meio ambiente. Além dos debates, a COP30 deve trazer benefícios econômicos e sociais para Belém e o Pará, com a realização de obras de infraestrutura, como a dragagem do Porto de Belém, preparando a cidade para receber visitantes internacionais e promovendo o desenvolvimento sustentável.