HOSPEDAGEM

COP30: Belém se prepara para receber lideranças globais com hospedagem própria

Obras do Vila Líderes COP30 seguem dentro do planejado. Hotel vai hospedar delegações internacionais e lideranças globais que participarão da conferência, na capital paraense

Obras do Vila Líderes COP30 seguem dentro do planejado. Hotel vai hospedar delegações internacionais e lideranças globais que participarão da conferência, na capital paraense
Obras do Vila Líderes COP30 seguem dentro do planejado. Hotel vai hospedar delegações internacionais e lideranças globais que participarão da conferência, na capital paraense

Assinado pela VILA LÍDERES-SPE (Sociedade de Propósito Específico), formado pela DMDL, empresa de engenharia e infraestruturas temporárias em parceria com a Quadra Engenharia, o Hotel Vila Líderes-COP30, é um empreendimento de alto padrão que está sendo construído para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro deste ano.

Ao todo, o complexo terá aproximadamente 19.200 mil m² incluindo as áreas externas, divididos em seis blocos – cinco blocos de apartamentos, com 405 suítes – e um bloco administrativo e de serviços com áreas de uso comum como lobby, escritórios, salas de reunião, academia, restaurante, bar-café, quiosques e outros espaços. O empreendimento, que segue o cronograma de construção planejado, já conta com dois blocos do hotel em fase de finalização das obras.

Segundo o CEO para o projeto Vila COP30, pela DMDL, Ualger Costa, um dos diferenciais da obra é “o uso de tecnologia e materiais ainda pouco utilizados na região de Belém e no norte do País ampliando o conhecimento sobre essas técnicas inovadoras e as competências dos profissionais de construção civil local que estão atuando na obra”. Ele explica que “a obra adota uma tecnologia sustentável refletindo a essência das diretrizes de construção adotada pela própria DMDL”.

Desenvolvido para acomodar lideranças e representantes das 190 nações participantes da COP30, o hotel tem localização estratégica, situado no bairro Marco, próxima ao Hangar e ao Parque da Cidade, o que facilitará o acesso à Blue Zone, onde ocorrerão os principais debates da conferência.

O executivo ressalta ainda o investimento na economia regional com aquisição de materiais e serviços para a obra das empresas locais; a geração de empregos diretos e indiretos; o incremento na remuneração e no comércio e prestação de serviços locais.

A obra fará parte do legado pós-evento e será a futura sede do Centro Administrativo do governo do Estado do Pará. Ela integra uma série de investimentos do Governo do Pará que somam R$ 4,5 bilhões, com recursos do Tesouro do Estado, BNDES, Itaipu Binacional e Caixa Econômica Federal, sob a gestão da Secretaria de Obras Públicas (SEOP).

A tecnologia adotada pela DMDL para a construção do Vila Líderes tem características diferenciadas com a utilização do steel frame, um sistema construtivo que utiliza perfis de aço galvanizado para formar a estrutura principal dos edifícios. Segundo Costa, esta é uma alternativa à construção tradicional em alvenaria que oferece vantagens como rapidez na construção, redução de desperdícios e maior controle de qualidade. A aplicação em larga escala do steel deck, sistema para a construção de lajes, pisos ou tetos, que usa chapas metálicas onduladas e servem como reforço para a forma e o concreto, em regiões como o norte do país ainda “é um processo em evolução com desafios e oportunidades específicos para cada localidade, mas vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos com o aumento da demanda por construções mais rápidas, eficientes e sustentáveis”, acrescenta Costa.

“Atualmente existem 330 pessoas trabalhando na obra, considerando trabalhadores próprios e de empresas contratadas, mas a previsão é alcançar 400 pessoas no pico da construção da COP30”, informa o executivo da DMDL. Os trabalhadores são predominantemente de Belém e região metropolitana e do interior do Pará e, também, de outros estados da região Norte do País.

Ficha técnica do Hotel Vila Líderes-COP30

Área construída: 19,2 mil m²; (6 prédios e áreas externas)

Edificação: 6 blocos entre apartamentos e áreas externas de uso comum

Categoria: Hotel

Execução: Vila Líderes-SPE

Sobre a DMDL | A DMDL é referência brasileira em engenharia, arquitetura e construção para implantação e gestão de infraestrutura temporária. Com 25 anos de atuação, soma 5 mil projetos em 30 países, entregando soluções inteligentes e sustentáveis para projetos de alta complexidade com inovação, eficiência e foco em resultados. A DMDL atua de forma transparente junto ao setor público e privado, impulsionando o desenvolvimento econômico com geração de emprego e em conformidade com todos os processos e legislações brasileiras.