O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o empresário Dan Ioschpe como Campeão de Alto Nível do Clima da COP30, conferência do clima que o Brasil sediará em Belém, em novembro. Ioschpe apoiará a Presidência da COP30 na agenda de ação, liderando os esforços de ampliação e fortalecimento das ações climáticas voluntárias, iniciativas e coalizões para a implementação do Acordo de Paris.
“Espero poder apoiar a presidência da COP30 no avanço da ação climática, incluindo a transição energética, fundamental para o desenvolvimento socioeconômico ao redor do mundo e ainda mais importante para o Brasil, dado o seu potencial para a aceleração desta agenda. Sempre integrando o maior número possível de agentes da sociedade, capturando as diferentes iniciativas e oportunidades”, disse Ioschpe.
Ioschpe é presidente do conselho de administração da Iochpe-Maxion e integrante dos conselhos de administração da WEG, da Marcopolo e da Embraer. Um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o empresário liderou o Business 20 (B20) durante a presidência brasileira do G20, em 2024.
“Com a escolha de Dan Ioschpe como Campeão de Alto Nível, a equipe da presidência da COP30 se fortalece de maneira significativa. Assim como demonstrou no G20 durante a presidência brasileira, Ioschpe poderá agora contribuir de forma extraordinária para conjugar as prioridades brasileiras para a COP30 e a ação do setor privado”, afirmou o presidente-designado da COP30, embaixador André Corrêa do Lago.
A função de Campeão de Alto Nível do Clima foi estabelecida na COP21, em 2015, com objetivo de incentivar ações climáticas ambiciosas de cidades, regiões, empresas, investidores e outros atores da sociedade civil. Suas atribuições incluem conectar iniciativas voluntárias de atores econômicos aos esforços dos governos nacionais, apoiando o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris. Para a realização dessa tarefa, o Campeão de Alto Nível tem o apoio da Parceria de Marraquexe para Ação Climática Global, reconhecida na COP22, em 2016, para apoiar o engajamento dos diferentes agentes na implementação da ação climática.
“Dou as calorosas boas-vindas a Dan Ioschpe como Campeão de Alto Nível do Clima para a COP30. Sua experiência no setor empresarial será fundamental para impulsionar a transformação necessária para manter o limite de 1,5°C de aquecimento global ao nosso alcance. À medida que aceleramos a ação climática, sua capacidade de unir os principais atores será crucial para fortalecer os esforços voluntários do setor privado e ampliar as soluções. Estou ansioso para trabalhar com ele na implementação do Acordo de Paris e para alcançar progressos significativos rumo à COP30”, disse Simon Stiell, Secretário-Executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).
AGENDA
A agenda de ação é um dos quatro pilares da Presidência da COP30, junto à cúpula de chefes de Estado, negociação e mobilização. Na primeira década do Acordo de Paris, foram criadas mais de 475 iniciativas da agenda de ação, com engajamento de mais de 40 mil negócios, investidores, organizações, cidades e estados, entre outros.
“Dan Ioschpe, além de ter uma trajetória de sucesso no setor produtivo, com atuação em empresas brasileiras de expressão mundial, é o legítimo representante da força da indústria brasileira. Sua liderança, demonstrada no B20 durante a presidência brasileira do G20, evidencia sua capacidade de diálogo com o setor privado nacional e internacional. Neste novo papel como Campeão de Alto Nível do Clima, ele poderá contribuir para uma ação climática mais integrada, que reconheça a diversidade dos agentes econômicos e a urgência da transição justa. A COP30 será um espaço de confluência entre governos e sociedade — e essa missão precisa do engajamento de todos os setores”, afirmou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
O Campeão de Alto Nível atuará sob a presidência da COP30 e em contínuo diálogo com outros atores para contribuir no alinhamento da estrutura da agenda de ação da COP30 à implementação do Acordo de Paris e, em particular, do Balanço Global (GST, na sigla em inglês), apresentado na COP28 e das NDCs dos países, criando incentivos à implementação.
“A agenda de ação terá um papel ainda mais crítico na próxima década do Acordo de Paris. Precisaremos focar nossos esforços em um mutirão para implementar os acordos e iniciativas já firmadas, engajando agentes da economia real no cumprimento de nossas metas climáticas. A experiência de Dan Ioschpe será fundamental para sairmos da promessa para a prática”, disse a CEO da COP30, Ana Toni.
Iochpe terá mandato de dois anos. Em 2025, atuará em parceria com Nigar Arpadarai, Campeã de Alto Nível do Clima da COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão, no ano passado.
“É uma alegria receber o Campeão de Alto Nível da COP30 enquanto impulsionamos o progresso de Baku a Belém. Estou animada para construir uma parceria sólida e impactante com Dan Ioschpe, atuando lado a lado para avançar uma ação climática ambiciosa com empresas, cidades e comunidades no mundo todo — junto à nossa rede global de parceiros. Só com esforço coletivo poderemos acelerar a transição para um futuro mais saudável, seguro e próspero para todos”, disse Nigar Arpadarai, Campeã de Alto Nível da COP29.
JUVENTUDE
Além do Campeão de Alto Nível do Clima, haverá ainda um Campeão Climático da Juventude. Após chamamento público, a Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou lista com 24 candidatos habilitados. Os jovens pré-selecionados estão em avaliação pela Presidência da COP30.