
A tarde do segundo dia de programação do Empreende Brazil 2025, realizado na Assembleia Paraense, em Belém, foi marcada pela palestra da professora, escritora e influenciadora Cintia Chagas, referência nacional em educação e comunicação.
Cintia foi uma das 30 palestrantes que integraram a programação do evento, que aconteceu entre os dias 4 e 5 de setembro. Em sua apresentação, intitulada “Como cheguei até aqui”, ela compartilhou sua trajetória pessoal e profissional, destacando os desafios enfrentados e a importância de uma visão empreendedora para transformar obstáculos em oportunidades.
“Sou de Belo Horizonte. Formei-me em Letras pela UFMG com o objetivo de ser o Pasquale [Cipro Neto]. Ele foi minha grande referência. Trabalhei em 13 pré-vestibulares. Um era meu, 10 me demitiram, um faliu. Só um não me demitiu. Por quê? Porque eu fazia da sala de aula o meu palco”, relembrou, emocionando o público.
Cintia também enfatizou o poder da educação como ferramenta de impacto social, e como construir autoridade pode estar diretamente ligado a manter a autenticidade mesmo em espaços tradicionais.
COP 30 em pauta: desafios e legado
Logo após a palestra, o evento seguiu com o painel “COP 30: Desafios e Legado”, que contou com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e do advogado Giussepp Mendes, sócio do escritório Pinheiro e Mendes Advogados.
Ghassan destacou o crescimento do ambiente de negócios no estado, apontando que, só em 2025, o Pará já registrou aumento de 68% na abertura de novas empresas. “O Pará é um estado bom para empreender e estamos aqui para ajudar”, afirmou.
Ela também ressaltou a importância de eventos como o Empreende Brazil ocorrerem em Belém, cidade que sediará a COP 30, conferência internacional sobre mudanças climáticas, marcada para novembro de 2025.
“Estamos transformando nossa Belém na nova capital do empreendedorismo brasileiro. Empreender é acreditar no futuro mesmo quando o presente desafia. E o Pará sabe muito bem o que é isso. Empreender é resiliência, coragem, fé e perseverança”, declarou.
Encerramento com painel sobre empreendedorismo e propósito
A programação do evento foi encerrada com o painel “Do local ao global: COP 30, empreendedorismo e propósito como agentes de transformação social”. Participaram da discussão:
- André Soler, fundador e CEO da SP Invisível
- Elizabete Grunvald, economista e presidente da Associação Comercial do Pará (ACP)
- Romulo Netto, vice-presidente do Grupo Roma
Com auditório cheio e um público estimado em 1.500 participantes, o Empreende Brazil 2025 consolidou-se como um dos principais eventos de fomento ao empreendedorismo da região Norte, alinhando inovação, propósito e sustentabilidade.