Pará

COP 30: Governo anuncia 12 mil vagas em cursos gratuitos; veja como participar

O evento de assinatura do lançamento do Capacita foi conduzido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que ressaltou a importância de deixar legados para Estado. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará
O evento de assinatura do lançamento do Capacita foi conduzido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que ressaltou a importância de deixar legados para Estado. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará

Trayce Mello

Preparar os anfitriões para prestar um serviço de qualidade e aprimorar seus conhecimentos para a COP 30, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que vai acontecer em Belém, em novembro de 2025. Esse é o objetivo do Programa “Capacita COP 30”, lançado pelo Governo do Pará nesta terça-feira (02), no Palácio dos Despachos, em Belém. 

O Programa oferece 12 mil vagas em cursos presenciais e on-line de qualificação técnica de forma gratuita, destinados a capacitar mão de obra para o grande evento. Serão 67 cursos técnicos ofertados, a partir de abril, na Região Metropolitana de Belém, no Arquipélago do Marajó, em Santarém (no oeste paraense) e em Salinópolis, no nordeste, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). A iniciativa abrange os setores de turismo, produção alimentícia, infraestrutura e segurança. 

Ao término do curso, o aluno receberá o certificado com o selo “COP 30”, que atesta sua participação e realização no Programa “CAPACITA COP 30”. O certificado é uma comprovação formal do conhecimento adquirido e pode ser utilizado pelo profissional para agregar valor ao seu currículo.

Durante o evento, o Governador do Estado, Helder Barbalho, assinou o documento oficializando o programa e reforçando o compromisso de atuar em conjunto com instituições parceiras para preparar os prestadores de serviços da capital paraense para atenderem ao público durante e depois da COP 30. 

Durante a assinatura, o Governador do Estado destacou o objetivo do programa. “O objetivo é capacitar e qualificar de forma gratuita todos aqueles que de maneira direta ou indireta estarão tendo a oportunidade de trabalhar com a agenda do turismo, com a agenda de serviços para a COP 30, mas também para deixar um legado pré-cop e pós-cop, para que nós possamos fazer com que as pessoas se qualifiquem e a partir desta qualificação melhore o currículo, melhore a oportunidade de renda, a oportunidade de emprego e façamos com justiça”, salientou o  Governador do Estado. 

O governador ressaltou que a plataforma já está disponível para a população.

Serviço 

As capacitações são totalmente gratuitas, com cursos presenciais e on-line. As inscrições estão abertas na plataforma https://capacitacop30.pa.gov.br/. As capacitações estão inseridas nos 4 eixos para atender as demandas da COP 30 no Estado do Pará.