A ex-Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen da Silva, pode ser escolhida para atuar como High-Level Champion for Climate Change da 30ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas, a COP30, que será sediada em Belém ano que vem, no mês de novembro.
O cargo é de liderança de uma coalizão para parcerias multiníveis de alta ambição (indicada pela sigla em inglês “C.H.A.M.P.”), criada na COP28, realizada em Dubai no ano passado. A decisão final sobre quem ocupa o posto é do presidente da República do país anfitrião do evento, no caso, Lula (PT).
A “Champ” é iniciativa endossada por 62 países, incluindo o Brasil, que se comprometeram com uma cooperação aprimorada entre governos nacionais, regionais e locais no planejamento, financiamento e implementação de metas climáticas nacionais. Portanto, esse “patrono de alto nível”, em livre tradução, é, além de uma liderança para atração de investimentos, alguém designado a coordenar a participação de agentes não-estatais como empresas, representantes políticos e enviados da sociedade nessa coalizão.
Candidata tem apoio de setores
A indicação de Patricia Ellen tem o apoio de representantes globais da sociedade civil e do setor privado, incluindo empresários e acadêmicos brasileiros por meio de carta, assinada por nomes como o do empresário holandês Paul Polman, do cientista Carlos Nobre e da empresária cofundadora da eB Capital, Luciana Ribeiro, e endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em um trecho do documento é dito que “esta candidatura proativa e voluntária baseia-se em agendas prioritárias, estratégicas e de implementação que do nosso ponto de vista são urgentes e essenciais para a Presidência do Brasil na COP30”.
O grupo de assinantes ainda se coloca à disposição para atuar voluntariamente e mobilizar recursos técnicos e financeiros para o time global de COP Champions que se responsabiliza pela agenda de ação das COPs.
Champions pelo mundo
Há 80 Champions espalhados pelo mundo. A cada COP, mais um Champion é escolhido. A Champion de Dubai foi Razan Khalifa Al Mubarak, que é diretora administrativa da Agência Ambiental de Abu Dhabi e do Fundo de Conservação de Espécies Mohamed bin Zayed, bem como a atual presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza. A da COP 29, agora em 2024, no Azerbaijão, será Nigar Arpadarai, membro da Assembleia Nacional (sede do Poder Legislativo) daquele país desde 2020.
Quem é a cotada
- Patricia Ellen da Silva é administradora formada pela Universidade de São Paulo (USP), professora com MBA em Administração Pública pela Harvard Kennedy School, em Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), e ex-consultora. Nasceu no Campo Limpo, distrito da zona sul do município de São Paulo (SP), filha de retirantes nordestinos e mineiros.
- Foi secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia por três anos durante o governo João Doria na gestão 2019-2022, e antes disso integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República de 2016 a 2018, durante a gestão do ex-presidente da República, Michel Temer (MDB).
- É reconhecida por sua capacidade de planejamento estratégico e gestão de crises. Atualmente ocupa a presidência da Systemiq LatAm, sócia-fundadora da Aya Earth Partners e do Instituto Aya.