Na manhã desta quarta-feira (27), o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) definiu os três nomes que compõem a lista tríplice do Quinto Constitucional da advocacia. Os escolhidos são Anete Pena, Roberta Veiga e Hugo Mercês. A lista será encaminhada ao governador Helder Barbalho, responsável por nomear o novo ou a nova desembargadora do TJPA.
A escolha teve início com a participação de mais de 6 mil advogados e advogadas de todo o Pará, que votaram, de forma totalmente virtual, por meio do Sistema VotaNet, do TRE-PA. O processo integrou a formação da lista sêxtupla com base em critérios de votação e representatividade.
Votação e critérios de escolha
A votação permitia que cada pessoa advogada escolhesse até seis candidatos(as), sendo três mulheres e três homens, dentre os 12 nomes previamente selecionados pelo Conselho Seccional da OAB-PA, após sabatina.
As listas tríplices, tanto feminina quanto masculina, foram formadas com base na votação popular e nos critérios legais de cotas de representatividade racial.
Lista feminina:
- Anete Pena de Carvalho – 3.173 votos
- Patrícia Bahia – 3.033 votos
- Roberta Veiga – 1.269 votos (eleita pela cota racial)
➡️ Observação: Se não houvesse aplicação da cota racial, Kelly Garcia, que obteve 1.611 votos (terceira maior votação), teria ficado com a vaga. Roberta Veiga foi a quarta colocada na votação geral.
Lista masculina:
- Jarbas Vasconcelos – 2.527 votos
- João Paulo Ledo – 2.058 votos
- Hugo Mercês – 1.346 votos (eleito pela cota racial)
➡️ Observação: O terceiro mais votado foi César Ramos, com 1.959 votos, mas não entrou na lista devido à aplicação do critério de cotas.
Após a definição da lista sêxtupla, cabia ao Pleno do TJPA reduzi-la a três nomes, que agora seguem para a decisão final do governador.