O governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro das Cidades, Jader Filho, participaram nesta quarta-feira, 7, da Feira Lat.bus 2024, considerada a maior feira latino-americana voltada ao transporte coletivo, e apresentaram o modelo do ônibus elétrico que vai operar na Grande Belém tão logo seja inaugurado o BRT Metropolitano. Os veículos estão sendo produzidos em São Paulo e o Estado, em parceria com o Governo Federal, adquiram 40 ônibus elétricos com ar-condicionado e internet grátis. Além deles, foram comprados 225 veículos do tipo Euro 6, que tem emissão reduzida de poluentes.
O governador ainda aproveitou para visitar a fábrica onde estão sendo produzidos os ônibus, em Botucatu.
Como estão as obras do BRT Metropolitano?
As obras do BRT Metropolitano entraram em um ritmo acelerado no verão amazônico, quando as chuvas cessam, com isso, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), responsável pela execução do projeto, conseguiu avançar com as frentes de trabalho. E, quem passa pela rodovia percebe a abertura de novos desvios, necessários para que as intervenções sejam feitas na pista, deixando trânsito mais lento em determinados horários na BR-316.
- A expectativa é que a via esteja pronta ao final deste segundo semestre e o sistema integrado de transporte funcionando para a COP-30 no primeiro semestre de 2025.
No primeiro semestre, a obra alcançou a marca de 65% do total executado. As pistas de concreto, que são os corredores exclusivos dos ônibus do BRT, estão 80% executadas e os túneis, 100% prontos. - O NGTM também entregou em junho 5 km de pistas asfaltada e com sistema de drenagem pronta entre os viadutos coqueiro e Ananin. Cinco novas passarelas já garantem mais conforto e segurança à população.
- O NGTM construiu quatro túneis, chamados de “passagens interiores”, sendo dois no Terminal de Passageiros de Ananindeua e dois no Terminal de Passageiros de Marituba. Em sua construção foi utilizado um método inovador de “escavação invertida”, por baixo da terra, sem precisar interditar o trânsito.
- As pistas subterrâneas têm cerca de 120 metros cada e seu pavimento tem 50 cm de espessura, feito com um tipo de concreto resistente, para garantir maior durabilidade. Os túneis serão usados pelos ônibus do BRT que trafegam na pista exclusiva poderem acessar os terminais sem interferir no tráfego de veículos na rodovia.
Ver essa foto no Instagram