Minuto de silêncio
O acidente com o ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA), ocorrido no último domingo (26), foi objeto de pronunciamentos e atenção dos deputados da Assembleia Legislativa do Pará na sessão, presidida pelo presidente da Casa, deputado Chicão. O veículo tombou e colidiu com a parede de concreto da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, após sair da pista na rotatória. Os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas e estenderam “sinceros pêsames às famílias, amigos e colegas que conviveram com os que faleceram em razão de um grave acidente”.
Audiência pública
A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Alepa (CFFO) promoveu audiência pública para avaliação da gestão estadual no primeiro quadrimestre de 2024 (janeiro, fevereiro, março e abril), sob a coordenação pelo deputado Iran Lima (MDB), líder do Governo. No evento, o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Planejamento e Administração (Seplad) e da Fazenda (Sefa), apresentaram os resultados de seus investimentos em saúde, educação, segurança, realização de obras e programas e as providências para a COP 30, entre outros; e o balanço fiscal, com o demonstrativo de receitas e despesas do período.
Violência obstétrica
A Procuradoria Especial da Mulher na Alepa recebeu grupos de mulheres e representantes do Governo do Estado para o estudo das leis de amparo às gestantes no Pará. A reunião marcou o 8º encontro do Grupo de Trabalho da Procuradoria, e ocorreu na semana alusiva da campanha nacional de combate à mortalidade materna e do Dia Mundial da Saúde da Mulher. Entre as comitivas de mulheres presentes na reunião esteve o Grupo de Mães e Grávidas de Marabá, que apresentaram casos de violência obstétrica no município.
Lide Pará
O presidente da Comissão de Agricultura, Terras, Indústria, Comércio e Serviços (CATIC), deputado Fábio Freitas (REPUBLICANOS), reuniu-se com representantes do Lide Pará – Grupo de Líderes Empresariais dos mais variados setores de atuação. A entidade atua para fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como pela defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Eles vieram à Alepa para apresentar o evento que será realizado em Belém, no dia 11 de junho, em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China.
Futebol paraense
Em sessão especial na Alepa, proposta pela deputada Maria do Carmo (PT), o incentivo aos times de futebol do interior foi o tema central. A parlamentar ressaltou que é preciso ouvir o que os dirigentes dos times de interior têm a falar e suas necessidades, bem como entender os critérios para a divisão de recursos para o apoio ao futebol. O Pará possui R$8 milhões partilhados entre 12 times, mas esse benefício não chega a todos os clubes de todas as divisões do esporte no Estado. O evento contou com a presença do vice-presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Oliveira; do presidente do time São Raimundo (Santarém), do vereador Júnior Tapajós, que representou também os times São Francisco e Tapajós; da secretária adjunta da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Ana Paula Alves; e do presidente da Federação das Ligas Desportivas do Pará, Mário Célio Alves.