A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), divulgou nesta sexta-feira (19) o listão dos aprovados no Processo Seletivo Próprio (Prosel). Ao todo, foram mais de 6 mil inscritos para 1.105 vagas próprias em 42 cursos nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.
Neste ano, a Ufra ofertou 2.240 vagas, divididas entre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com 1.135 vagas, e o Processo Seletivo Próprio, com 1.105. As vagas não preenchidas no Sisu foram acrescentadas ao Prosel. O curso mais concorrido foi Medicina Veterinária em Belém, com 40 vagas ofertas e 1.150 pessoas inscritas, tendo 28,75 candidatos por vaga.
“Este ano, estamos realizando a segunda edição do Prosel. Agora temos duas formas de ingresso que proporcionam uma abrangência maior da divulgação dos nossos cursos da universidade. Nesse resultado que divulgamos, estamos preenchendo 100% das nossas vagas aqui em Belém. O que é muito importante, porque hoje vagas ociosas na universidade são prejuízo para o ensino, prejuízo para a administração pública e para os nossos alunos que precisam de vaga”, pontua Herdjania de Lima, reitora da Ufra.
“Antes éramos 100% Sisu, mas não estava sendo tão proveitoso, pois fazíamos muitas chamadas e não conseguimos preencher todas as vagas e nem atender quem era da região. Agora com o retorno para um processo seletivo próprio estamos tendo bons resultados, não precisamos mais fazer várias chamadas. As vagas que sobram do Sisu vão para o Prosel”, acrescenta Herdjania de Lima.
No campus Belém, a programação foi aberta para a comunidade e contou com diversas atividades ao longo do dia. A imprensa foi recebida para a leitura dos nomes dos aprovados e o listão foi afixado no Prédio Central às 10h, simultaneamente com os outros cinco campi da Rural que também divulgaram o resultado de forma presencial.
A estudante Victoria Deceles Pinheiro de Menezes, de 19 anos, viveu a experiência de ser aprovada no curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis. Este foi o segundo ano que a jovem tentou o vestibular. “Ano passado eu fiz cursinho, já tinha terminado o ensino médio na rede pública. Eu foquei nos estudos e mentalizei que queria passar no curso independente da colocação. Acabou que aconteceu melhor que o esperado, ainda consegui uma boa colocação no curso. Eu vim acompanhada de um amigo, estava muito ansiosa. Ainda estou sem acreditar, mas já mandei uma foto do listão para a minha mãe”, comemorou.
Quem também compartilhou de felicidade parecida foi a Emanuelle Silva, de 19 anos, aprovada no curso de Engenharia Ambiental. “Eu tinha muita vontade de cursar Engenharia Ambiental, estava há cerca de dois anos tentando vestibular. Eu faço outro curso aqui, mas queria trocar já faz um tempo. Estou muito feliz em ver meu nome no listão, agora vou poder cursar o meu curso dos sonhos”, disse.
Habilitação
Os aprovados devem ficar atentos para não perderem a vaga. O edital de habilitação de matrícula será divulgado na segunda-feira (22), junto com a lista dos documentos obrigatórios para a matrícula, que será toda feita online pelo Sistema Integrado de Processos Seletivos (SIGPS) da Ufra.
Período de ingresso
Os calouros do Prosel, assim como os do Sisu, iniciarão as atividades acadêmicas no primeiro semestre letivo de 2024, que iniciará no dia 20 de maio. Com exceção dos cursos de Enfermagem, em Parauapebas, e Letras Língua Portuguesa, em Tomé-Açu, cujo início será no segundo semestre.
CLIQUE AQUI E VEJA O LISTÃO