Pará

Confira medidas para prevenir a ocorrência de furtos

Evite andar com fones de ouvido, falando ao celular ou usar bolsas que facilitem o furto. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Evite andar com fones de ouvido, falando ao celular ou usar bolsas que facilitem o furto. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Wesley Costa

A criminalidade urbana ainda é uma realidade que preocupa os diversos setores de sociedades em todo o mundo. Um dos crimes mais comuns de acontecer são os furtos em ruas. Esse tipo de ocorrência pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite e em qualquer lugar, desde ruas movimentadas até locais mais isolados. No entanto, especialistas afirmam que existem algumas medidas simples que podem ser tomadas para se prevenir desse tipo de situação.

O DIÁRIO conversou com o especialista em segurança pública Roberto Magno, que deu algumas dicas de como evitar os furtos quando o cidadão estiver pelas ruas. Evitar andar com fones de ouvido ou olhando para o celular, evitar expor objetos de valor como joias e relógios são umas das principais recomendações “A pessoa que vai furtar algo, sempre vai buscar atos de vulnerabilidade e desatenção”, explica.

Mas o que é um furto? É o mesmo que roubo? Segundo o especialista, é preciso saber a diferença entre os atos para garantir ainda mais a segurança. “A substancial diferença entre esses dois crimes está no emprego da violência. Quando há esse emprego temos um crime caracterizado como roubo. Já no furto não há essa condição, mesmo quando o criminoso age pegando o cordão do pescoço ou puxando o celular da mão de uma vítima”, explicou Roberto.

O especialista lembra que mesmo em lugares de maior movimentação, um furto pode acontecer. “A gente tem a ideia de que um ambiente bem movimentado traz maior segurança, mas não é bem assim. Mesmo em ambientes abertos do contexto de conivência pode-se cometer crime, principalmente com pessoas que ostentam ou deixam seus patrimônios à vista dos criminosos que vão explorar esse descuido”, reforça.

MOVIMENTO

Roberto explica ainda que há maneiras de evitar situações de furto, simplesmente observando o movimento na área.

“Existe o que a polícia costuma caracterizar como ‘comportamento suspeito’. Nele, um indivíduo aparece sem um justo motivo para estar parado ou fazendo algo incomum como, por exemplo, olhando fixamente para bolsas ou celulares. Esse já é um sinal suspeito e as pessoas devem ficar atentas”, conta.

Pelas ruas, não é difícil observar reações e atitudes que podem contribuir para o crescimento nos casos de furtos. São pessoas carregando celulares na mão, posição de bolsas que facilitam o acesso e até mesmo, o uso do fone de ouvido que indica que aquela pessoa possui um dispositivo eletrônico de valor.

Maisa Morais, 40, conta que os cuidados que procura ter ao andar pelas ruas têm contribuído para que ela não entre nas estatísticas do crime de furto.

“Eu sempre estou muito alerta ao que está acontecendo ao meu redor. Também evito usar o celular enquanto caminho, quando preciso entro em algum estabelecimento e assim me sinto mais segura. Já a minha bolsa ou mochila, uso sempre colada na parte da frente do meu corpo. Assim não tem como alguém mexer sem ser percebido”, revelou.

Por fim, o especialista em segurança pública atribui também o crime de furto aos indicadores que revelam que a sociedade está cada vez mais materialista. “Tanto o crime de roubo quanto de furto, são um reflexo dessa sociedade extremamente materialista, onde é maior o apego aos bens materiais, sejam eles obtidos de forma lícita ou ilícita”, diz.

Confira algumas dicas simples para que você possa seguir e reduzir os riscos de se tornar uma vítima de furto

  1. Ao andar pelas ruas, é importante prestar atenção ao seu entorno. Fique atento a qualquer pessoa ou veículo suspeito
  2. Mostrar objetos de valor, como telefones celulares, relógios caros ou joias, pode atrair a atenção de ladrões. Tente manter esses itens escondidos ou fora de vista
  3. Ao carregar uma bolsa ou mochila, opte por um modelo que possa ser carregado de forma cruzada no corpo. Isso torna mais difícil para os ladrões pegarem a sua bolsa por trás
  4. Se possível, evite andar em ruas escuras ou desertas
  5. Se estiver usando o seu telefone enquanto anda pela rua, fique atento ao seu entorno. É fácil ficar distraído quando se está usando o telefone, o que pode torná-lo um alvo fácil
  6. Se algo parecer errado ou suspeito, confie em seus instintos e evite a situação. É melhor ser seguro do que correr o risco de se tornar uma vítima