Cintia Magno
Em todo o Estado do Pará mais de 6 milhões de eleitores têm um compromisso indispensável neste dia 02 de outubro. A votação no pleito que elegerá os próximos deputados federais e estaduais, além de senador, governador e presidente da República. Para que possa registrar os seus candidatos nas urnas eletrônicas que estarão espalhadas por 5.371 locais de votação no Estado, o cidadão precisa estar atento à sua zona e seção eleitoral, informação que pode ser consultada pelas plataformas oficiais disponibilizadas pela Justiça Eleitoral. A orientação é confirmar o local de votação antes de sair de casa.
As informações que ajudam a identificar onde cada eleitor deverá se apresentar para votar estão divididas em seções e zonas eleitorais. Cada eleitor vota em uma zona e seção específica e é através delas que será possível identificar o local físico da votação.
De acordo com informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a zona eleitoral é “uma região geograficamente delimitada dentro de um estado, gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza e coordena o eleitorado domiciliado na localidade”.
Nesse sentido, a zona eleitoral pode ser composta por mais de um município, ou por apenas por parte dele. Cada zona agrega diferentes seções e cada seção abriga uma urna eletrônica em que o eleitor cadastrado naquela zona e seção poderá votar. Para saber o endereço em que está localizada a sua seção eleitoral, o eleitor precisa consultar o seu local de votação. Saiba como.
SERVIÇO
Como identificar meu local de votação?
Consulta por nome
É possível consultar o local de votação informando o nome do eleitor, além de algumas outras informações pessoais. Para isso, é preciso acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br), clicar em ‘Eleitor e Eleições’ no menu localizado no topo da página e se dirigir à aba ‘Eleitor’, à esquerda da página. Em seguida, deve-se clicar na opção ‘Local de votação/zonas eleitorais’.
Na página que se abrir, será preciso clicar na opção ‘Consulta local de votação’ e em seguida escolher a opção ‘Consulta por nome’. Então, será necessário preencher o formulário com as informações solicitadas (nome ou título de eleitor ou CPF; data de nascimento; nome da mãe) e clicar em ‘Consultar’. Uma nova página abrirá e serão informados o número do título de eleitor da pessoa consultada, o nome completo e as informações sobre o domicílio eleitoral, como a zona e a seção, e o endereço completo do local de votação.
Consulta aos locais de votação para o voto em trânsito (caso de pessoas que estiverem fora do seu domicílio eleitoral)
Os eleitores ou eleitoras que estarão ausentes do seu domicílio eleitoral no dia das eleições e que solicitaram, no período disponibilizado pela justiça eleitoral, a transferência temporária para votar em trânsito podem consultar os locais de votação preparados para receber o voto em trânsito também no site do TSE. Para isso, precisarão acessar o endereço www.tse.jus.br, clicar em ‘Eleitor e Eleições’ no menu localizado no topo da página e se dirigir à aba ‘Eleitor’, à esquerda da página. Em seguida, deve-se clicar na opção ‘Local de votação/zonas eleitorais’.
Na página que se abrir, será preciso clicar na opção ‘Consulta aos locais de votação para o voto trânsito (pessoas ausentes do seu domicílio eleitoral)’. Uma nova página abrirá e algumas informações sobre o voto em trânsito serão apresentadas. Para realizar efetivamente a consulta, será necessário clicar na opção ‘Clique para acessar a consulta’ e em seguida informar o Estado, o município (lembrando que apenas as capitais e os municípios com mais de cem mil eleitores poderão receber requerimentos para o voto em trânsito), o bairro e clicar em ‘Consultar’. Logo, serão listados os locais de votação habilitados para receber o voto em trânsito no bairro informado.
Consulta pelo Autoatendimento do Eleitor
Outra possibilidade de consulta oferecida pelo site o TSE é através do Autoatendimento do Eleitor. Para isso, é preciso acessar o site do TSE (www.tse.jus.br), clicar em ‘Eleitor e Eleições’ no menu localizado no topo da página e se dirigir à aba ‘Eleitor’, à esquerda da página. Em seguida, deve-se clicar na primeira opção disponível, ‘Autoatendimento do Eleitor’. Uma nova página abrirá, oferecendo diversas opções ao eleitor.
Será necessário clicar no ícone ‘Onde votar’ e preencher as informações solicitadas pelo formulário (nome ou título de eleitor ou CPF; data de nascimento; nome da mãe) e clicar em ‘Entrar’. Ao fazer isso, abrirá uma página com as informações acerca da zona, seção e local de votação do eleitor e, ainda, um diferencial. Ao clicar no símbolo de localização (em verde), o eleitor é direcionado para o Google Maps, onde estará marcada a localização exata do local de votação.
Consulta pelo e-Título
O e-Título é um aplicativo móvel, gratuito e oficial disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Ele funciona como uma via digital do título de eleitor e pode ser baixado nas lojas de aplicativos dos sistemas IOS ou Android. Depois de baixar o aplicativo no celular, caso seja o seu primeiro acesso, para entrar no e-Título será necessário preencher informações como o nome do eleitor, data de nascimento, número do CPF ou inscrição no Título de Eleitor, nome da mãe (ou marcar a opção ‘não consta’), nome do pai (ou marcar a opção ‘não consta’) e clicar em ‘Entrar no e-Título’.
Depois disso, o aplicativo fará algumas perguntas baseadas em informações pessoais do eleitor para confirmar que se trata da própria pessoa e solicitará o cadastro de uma senha. Feito isso, o eleitor entrará no aplicativo, que apresentará as informações que constam no título de eleitor físico, além da foto cadastrada. Para consultar o local de votação, basta clicar em ‘Onde votar’, no menu inferior.
Uma nova página abrirá com as informações sobre a seção, a zona e o endereço do local de votação, além da opção ‘Ver rotas’ que, ao clicada, direciona para algum aplicativo de GPS já existente no celular do eleitor para dar a indicação de possíveis rotas a seguir para chegar ao local de votação.