Pará

Condutores devem ter atenção ao trafegar em áreas com alagamentos

Confira as orientações para evitar prejuízos e garantir mais segurança em época de chuvas. Foto: celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Confira as orientações para evitar prejuízos e garantir mais segurança em época de chuvas. Foto: celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Pryscila Soares

O belenense foi surpreendido por fortes pancadas de chuvas, que inundaram várias partes da cidade nos últimos dias. Carros ficaram submersos em meio aos alagamentos, o que comprometeu o ir e vir da população e ocasionou o caos no trânsito da capital. Com esse prenúncio do período chuvoso, os condutores de veículos de modo geral, sobretudo de carros de passeio, precisam redobrar a atenção para não ficarem no prejuízo.

Os aplicativos e plataformas de GPS são recursos que podem auxiliar os motoristas na época das chuvas, uma vez que indicam não só as rotas como apontam onde há alagamentos nas vias. Ou seja, quem possui smartphone pode e deve utilizar estes recursos para evitar trafegar em locais submersos.

É o que indica o supervisor nacional de compras e varejo da RR Pneus, Fábio Pontes. Passar por locais alagados nunca deve ser uma opção para o condutor do veículo, já que a ação pode resultar em um grave dano ao motor. “Existe uma regrinha. Se a água passar do meio da roda corre o risco de acontecer alguns danos. O mais grave é o suspiro do motor, que puxa a água para dentro do motor. E acontece o que a gente chama de calço hidráulico. Vai ter que abrir o motor para ver qual dano foi ocasionado, se quebrou alguma coisa”, alerta.

Além disso, se inevitavelmente esse motorista trafegar em uma área alagada, outra conduta importante é não trocar a marcha do carro, já que essa ação também pode resultar em aspirar água para dentro do motor. “Os carros manuais têm a primeira, segunda e terceira marchas, chamadas marchas de força. Quando entra em um alagamento na primeira marcha não deve passar para a segunda, porque naquele intervalo da troca pode entrar água e ocasionar problemas no motor”, informa Fábio Pontes.

REVISÃO

Não menos importante, Fábio Pontes lembra dos itens dos veículos que precisam estar em boas condições no período das chuvas. Dentre eles está o pneu e até mesmo o estepe, que não podem estar com a borracha desgastada ou ressecada. Além disso, itens como sistema de freios e iluminação também devem passar pela manutenção periódica para evitar problemas e acidentes, sobretudo no período chuvoso.

Segundo Fábio, o perigo de circular com pneus desgastados é que dificulta a frenagem do carro. “A estrutura do pneu tem uma função. O que vai parar o carro é o contato do pneu com o asfalto. Se você travar a roda e o pneu estiver liso, ele vai derrapar. Se ele estiver com borracha em boas condições, vai entrar em atrito com o asfalto e vai parar o veículo”, explica.