Com metodologia de engenharia inédita na Região Metropolitana de Belém, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) concluiu na terça-feira (20) a escavação integral de um dos quatro túneis do BRT Metropolitano, sem interromper o fluxo de veículos na Rodovia BR-316, local da obra. Os túneis, também denominados Passagens Inferiores (PI), são exclusivos para os ônibus do sistema BRT. Dois deles darão acesso ao Terminal de Integração de Ananindeua – na altura do KM-07 -, e os demais ao Terminal de Integração de Marituba, passando a entrada da Alça Viária. A previsão é que os quatro sejam concluídos nos próximos quatro meses.
“Com a conclusão da escavação invertida na PI de número 1, quer dizer que já temos uma condição de acesso de dentro do Terminal de Ananindeua para a BR-316. Ontem (20) foi concluída a etapa, e agora vamos partir para as obras de acabamento: laje inferior, revestimentos das estacas secantes e a parte de drenagem”, explicou o diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), engenheiro Eduardo Ribeiro. Os trabalhos nos outros três túneis, mais um em Ananindeua e dois em Marituba, prosseguem em ritmo acelerado.
Após três dias, energia é restabelecida em Moju e Tailândia
De acordo com o titular do Núcleo, “as PIs serão os túneis de acesso dos ônibus do BRT Metropolitano que trafegarão nas canaletas centrais da BR-316, direto para os terminais, sem interferir com o fluxo da BR”. Ainda segundo Eduardo Ribeiro, os túneis variam de 100 a 160 metros de extensão, com 5,5 metros de altura.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Para essa construção, que faz parte do conjunto de obras executado dentro do projeto de restruturação dos primeiros 10.8 quilômetros da BR-316, a metodologia aplicada é inédita na região, e reduz os impactos no dia a dia da população. “Aqui foi aplicada uma estrutura de túneis com estacas secantes e lajes de cobertura, para depois ser feita a escavação invertida. Uma obra executada sem desvio de tráfego ou fechamento da BR, o que provocaria uma descontinuidade de fluxo de veículos na rodovia, lembrando que a BR é a principal via de acesso a Belém, por onde trafegam cerca de 80 mil veículos por dia”, acrescentou o engenheiro.
Frentes de trabalho – O cronograma de obras do BRT Metropolitano prossegue em outras frentes, como fundações das passarelas para pedestres; avanço na construção do corredor do BRT Metropolitano no canteiro central da rodovia, entre o KM-04 e KM-09; continuidade da construção do viaduto de Ananindeua; lançamentos de drenagem; atividades nos terminais de integração (Ananindeua e Marituba) e obras de acabamento no Centro de Controle Operacional (CCO).
Dia da árvore: conheça a história das mangueiras em Belém
O NGTM, responsável pelos trabalhos na rodovia, orienta ainda os motoristas a seguirem por algumas vias alternativas para minimizar os transtornos, apresentando as seguintes sugestões: Entrada na capital – acessar a Avenida Independência, Avenida Centenário e Avenida Pedro Álvares Cabral ou a Rodovia Mário Covas e avenidas Augusto Montenegro ou João Paulo II; saída da capital – Avenida João Paulo II e BR-316 ou avenida João Paulo II, Mário Covas, Independência e BR-316.