AÇÃO

Comunidade japonesa se encanta com processo de fabricação do açaí

A ação faz parte do programa Kotobuki Kyoshitsu, que há quase quatro décadas reúne pessoas com idade entre 65 e 80 anos

A ação faz parte do programa Kotobuki Kyoshitsu, que há quase quatro décadas reúne pessoas com idade entre 65 e 80 anos
A ação faz parte do programa Kotobuki Kyoshitsu, que há quase quatro décadas reúne pessoas com idade entre 65 e 80 anos

A Eco Foods recebeu um grupo de idosos japoneses da Beneficência Nipo-Brasileira da Amazônia, que visitaram a sede da empresa, localizada em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, para conhecer o processo de produção dos produtos da fábrica, especialmente o seu carro-chefe, o açaí, fruta que cada vez mais tem conquistado espaço na mesa das famílias japonesas. A ação faz parte do programa Kotobuki Kyoshitsu, que há quase quatro décadas reúne pessoas com idade entre 65 e 80 anos, para integrar e pensar a melhor idade, com eventos que estimulam práticas de saúde, educação, cultura e lazer.

O programa Kotobuki Kyoshitsu é desenvolvido pelo Departamento de Serviço Social da Beneficência Nipo-Brasileira da Amazônia, entidade privada sem fins econômicos e mantenedora do Hospital Amazônia e do Centro de Reabilitação Social, que integram a comunidade japonesa no Norte do Brasil.

Durante o passeio, que durou cerca de três horas, os visitantes foram recebidos pelo proprietário da empresa, Maurício Nunes, e pelo parceiro e anfitrião, Wilson Niwa, diretor-superintendente do Hospital Amazônia, que celebrou o encontro.

“Hoje recebemos os anciãos da comunidade japonesa com muita satisfação, para a gente mostrar o trabalho que é desenvolvido aqui, sempre com muita responsabilidade. O nosso produto principal de exportação é o açaí do Pará. A gente ficou muito satisfeito com a visita deles todos, e acredito que eles também ficaram muito felizes de conhecer o nosso processo de trabalho, da forma como o nosso açaí e produzido aqui e a maneira como a gente trabalha com esse produto tão valioso aqui da região”, afirmou.

Os japoneses percorreram as principais instalações da Eco Foods e acompanharam de perto as atividades desenvolvidas pela empresa desde a lavagem do fruto até a embalagem para distribuição. Ao final do encontro, os convidados puderam experimentar o carro-chefe, o açaí natural e batido na hora.

Secretária-geral da Beneficência Nipo-Brasileira da Amazônia, Amélia Narita liderou a visita do grupo. “Quando souberam que visitaríamos uma fábrica de açaí, eles ficaram espantados e perguntaram: tem fábrica de açaí? Aí eu respondi que tem. E não é somente uma fábrica, tem também o fato da exportação. Foi uma grata surpresa, uma alegria imensa. Os olhos das senhorinhas brilharam quando falamos que esse produto também está indo para o Japão. E brilharam mais ainda quando puderam provar o açaí feito na hora. Estão todos muito felizes e até perguntando se podem vir mais vezes (risos)”, destacou.

Há 39 anos, o programa Kotobuki Kyoshitsu realiza uma série de atividades para os japoneses, como palestras e passeios culturais
Há 39 anos, o programa Kotobuki Kyoshitsu realiza uma série de atividades para os japoneses, como palestras e passeios culturais

Há 39 anos, o programa Kotobuki Kyoshitsu realiza uma série de atividades para os japoneses, como palestras e passeios culturais, voltadas ao atendimento das necessidades da melhor idade, sempre a fim de fortalecer a autonomia e a socialização entre os idosos do grupo.