A partir desta segunda-feira (1º de setembro de 2025), a concessionária Águas do Pará passa a operar os serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em 99 cidades paraenses, incluindo Belém, Ananindeua e Marituba.
A concessão possibilitará mais de R$ 15,2 bilhões em investimentos durante os 40 anos de contrato, sendo R$ 5,9 bilhões aplicados nos primeiros cinco anos de operação. Este é o maior investimento da história do saneamento na Amazônia Legal.
Mais de 4,3 milhões de paraenses serão atendidos com a universalização dos serviços. A meta para 2033 é alcançar 99% de atendimento com abastecimento de água e 90% com esgotamento sanitário no bloco A, que inclui municípios da Região Metropolitana de Belém e o Marajó.
Já a universalização do esgotamento sanitário nas regiões Nordeste e Sudeste do Pará (blocos B e D), com 90% de atendimento, deverão ser atingidas até 2039.
Enquanto isso, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) continuará como responsável exclusiva pela produção de água nessas localidades.
Nos demais municípios paraenses, incluindo aqueles das regiões Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste e Sudeste do estado, a Águas do Pará retoma oficialmente os serviços após um período de transição — conhecido como operação assistida — que pode durar até 180 dias, a fim de garantir uma transferência estruturada e segura das atividades.
Usuários que necessitam de informações podem contatar a empresa por meio do WhatsApp ou ligação gratuita (0800 091 0091), pelo site aguasdopara.com.br, ou pelo app Águas App, disponível para Android e iOS.