Pará

Saiba como reduzir o calor dentro de casa com dicas simples

O arquiteto Hélio Canto destaca a importância do jardim, de árvores e de gramado
FOTO: IRENE ALMEIDA
O arquiteto Hélio Canto destaca a importância do jardim, de árvores e de gramado FOTO: IRENE ALMEIDA

Pryscila Soares

Algumas medidas podem melhorar a sensação térmica dentro das residências nos períodos de altas temperaturas. Desde a construção, os imóveis podem ser projetados para facilitar a circulação do vento, assim como minimizar a incidência direta dos raios solares, o que eleva o calor. Cores claras, forro alto, posição das janelas e até a montagem de jardins estão entre as medidas que favorecem um ambiente termicamente mais confortável para os moradores.

Com relação à construção, a primeira medida que o arquiteto Hélio Canto recomenda é colocar o máximo de aberturas ou janelas voltadas para a direção leste, pois, segundo ele, em Belém, predominantemente o vento vem do leste. É possível fazer esta identificação utilizando o sinal de um GPS. Outra medida é pintar as paredes externas com cores claras, que refletem a luz solar e não absorvem tanto o calor quanto as cores escuras.

A telha de cerâmica é um bom isolante térmico. Mas, se o proprietário optar por telhas de fibrocimento, quanto maior a espessura melhor será para reduzir o calor, uma vez que o material absorve muito calor. O arquiteto explica ainda que este tipo de telha deve receber pintura com tinta de cor branca.

“Cores claras ajudam a amenizar a sensação de calor dentro da casa. As janelas vão trazer o vento e as cores claras vão impedir que o calor entre pelas superfícies e vedações”, disse. “A partir de seis milímetros já é uma telha mais grossa (de fibrocimento). Pode pintar de branco, com tinta para telhado, para que reflita a luz e não absorva calor”, pontua.

O forro é outro elemento muito importante para minimizar a sensação térmica dentro da casa. De acordo com Hélio Canto, o forro cria um bolsão de ar que reduz a entrada de calor no ambiente interno. “Funciona como um isolante térmico. Tem forro de PVC, de gesso, mas, independentemente do tipo, ele não vai estar em contato direto com o sol e vai criar essa camada de ar entre o telhado e o ambiente interno reduzindo essa entrada de calor. Quanto mais alto for o forro melhor, porque haverá mais espaço para que haja uma circulação de vento mecânico”, garante.

Mais do que ornamentar a casa, a presença de um jardim, de árvores e de gramado, que pode ser o sintético, impedem que os raios solares entrem diretamente dentro das casas. “Um piso com revestimento cerâmico, a luz incide sobre ele e espelha para dentro da casa gerando calor. Mas, se você tem uma grama no piso, um jardim com árvores, isso impede que a luz solar entre diretamente no seu ambiente interno”.

PARA REDUZIR A SENSAÇÃO TÉRMICA

  • Na construção do imóvel, para promover a circulação do vento, é recomendado colocar o máximo de aberturas ou janelas voltadas para o leste.
  • Pintar paredes externas com cores claras, que refletem a luz solar e não absorvem tanto o calor quanto as escuras.
  • A telha de cerâmica é um bom isolante térmico. Mas, se o proprietário optar por telhas de fibrocimento, quanto maior a espessura melhor será para reduzir o calor, uma vez que o material absorve muito calor. Este tipo de telha deve receber pintura na cor brancas.
  • O forro é outro elemento importante para minimizar a sensação térmica dentro da casa, pois cria um bolsão de ar que reduz a entrada de calor no ambiente interno. Quanto mais alto, mais eficaz.
  • A presença de um jardim, de árvores e de gramado impedem que os raios solares entrem diretamente dentro das casas. No piso com revestimento cerâmico, a luz incide sobre ele e espelha para dentro da casa.
  • A luz solar entra pelas janelas de vidro e o calor permanece dentro do ambiente. Para evitar isso, o material deve receber película reflexiva, que bloqueia a entrada direta da luz.
  • Usar a chamada cortina tela solar, que bloqueia a incidência dos raios UV no ambiente e ajuda a amenizar o calor. O melhor é guardar o tapete nos tempos de mais calor.
  • Prefira os sofás que tenham tecidos mais confortáveis como linho e veludo.
  • Belém é uma cidade com alto grau de umidade, o que aumenta a sensação de calor. Por isso, os ambientes precisam estar mais secos ou com o uso do ar-condicionado ou do próprio ventilador.
  • Placa de energia solar no telhado retém a incidência direta dos raios solares.

FONTE: Arquiteto Hélio Canto