VOCÊ PODE MUDAR UMA VIDA!

Como adotar no Pará: 86 crianças e adolescentes esperam por uma família

No Pará, atualmente, 86 crianças e adolescentes aguardam por um lar, sendo que 44 já estão em processo de adoção.

No Pará, atualmente, 86 crianças e adolescentes aguardam por um lar, sendo que 44 já estão em processo de adoção.
No Pará, atualmente, 86 crianças e adolescentes aguardam por um lar, sendo que 44 já estão em processo de adoção. Foto: Pixabay

O Brasil conta com mais de 34 mil pessoas interessadas em adoção e cerca de cinco mil crianças disponíveis no Sistema Nacional de Adoção (SNA), segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No Pará, atualmente, 86 crianças e adolescentes aguardam por um lar, sendo que 44 já estão em processo de adoção.

Durante o mês de maio, quando se celebra o Dia Nacional da Adoção (25 de maio), instituições do sistema de Justiça reforçam ações de conscientização. O objetivo é chamar atenção para uma realidade delicada: muitas crianças disponíveis não se encaixam nos perfis desejados pelos pretendentes. Em Belém, por exemplo, das 11 crianças com deficiência encaminhadas para adoção em 2023, nenhuma foi adotada.

Apesar disso, os dados da 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém mostram avanços. A maioria das famílias habilitadas não faz distinção entre meninos e meninas, embora ainda haja leve preferência pelo gênero feminino. Crianças pardas do Pará são, em sua maioria, as adotadas.

Hoje, há 133 pretendentes cadastrados na capital e, no estado, são 459 habilitados à espera. Já o programa Entrega Protegida — que permite que mães entreguem legalmente seus filhos para adoção de forma segura — registrou 25 entregas em 2024 só em Belém.

Entre 2019 e 2025, 320 adoções foram efetivadas no Pará. Entretanto, o estado ainda conta com 723 crianças e adolescentes acolhidos em 118 instituições. Nem todos são elegíveis para adoção, pois mais de 2.400 já foram reintegrados às suas famílias desde 2020.

Entenda o Processo de Adoção

A adoção é um ato legal irrevogável, que garante à criança ou adolescente o direito de ser filho com todos os direitos civis, inclusive de herança. Para adotar, o primeiro passo é procurar a Vara da Infância da comarca do interessado e iniciar a pré-inscrição no SNA. Depois disso, segue-se o processo de habilitação, que inclui entrega de documentos, entrevistas com equipe técnica e participação em curso preparatório. O prazo pode levar até 120 dias.

Caminhada da Adoção

As atividades alusivas ao mês da adoção culminarão com uma caminhada no dia 25 de maio, a partir das 7h, no Parque do Utinga, em Belém. A iniciativa busca dar visibilidade ao tema e sensibilizar a sociedade para a importância de adotar com responsabilidade.