Em uma parceria do Governo do Pará com a mineradora Vale e Prefeitura de Cametá, na Região de Integração Tocantins, a Usina da Paz Cametá teve suas obras iniciadas. Será a 13ª UsiPaz construída no Estado, e deve beneficiar moradores de toda a região.
A dona de casa Maria de Fátima da Conceição é uma das moradoras que espera ansiosa a construção do complexo de cidadania. “A gente precisa muito aqui de cursos de capacitação, precisa ter mais facilidade pra emitir documentos e, com certeza, a Usina vai beneficiar muito a gente”, disse Maria de Fátima, que tem uma filha de 11 anos, e já aguarda as aulas de balé e teatro para a menina.
“Quero muito que ela faça esses cursos. Sei que é importante pra ela, mas aqui ainda não tem. Estamos esperando por isso”, acrescentou.
A expectativa de Maria de Fátima é compartilhada por outros moradores da região, que esperam pelos serviços, cursos e demais atividades oferecidas pela Usina da Paz. O prefeito de Cametá, Victor Cassiano, disse que o momento é muito importante para o município, que é o 8º maior do Pará. “Esse é um aparato de inclusão, que vai trazer cidadania pra esse povo que tanto precisa de inclusão social. A Usina da Paz vai dar condição para que Cametá continue avançando”, declarou o gestor.
O governador Helder Barbalho, em agenda de trabalho na região nesta terça-feira (16), agradeceu as parcerias para a execução da obra e a confiança do povo cametaense. “Hoje é um momento muito especial, iniciando as obras da Usina da Paz Cametá, fruto da parceria com a prefeitura, deste que é o mais extraordinário programa de cidadania e inclusão, e que chega ao município de Cametá. As obras já iniciando no dia de hoje, somando-se ao Hospital Regional, obras em escola, estradas, pavimentação de ruas, programas sociais em diversas áreas, reafirmando nosso compromisso de trabalhar pelo povo de Cametá”, destacou.
Segundo o secretário Igor Normando, a Usina da Paz em Cametá reforça o empenho do governo em atender às demandas da população. “Cametá é um dos maiores municípios do nosso Estado e necessita de todo o aparato de serviços para os seus cidadãos. Nossa obrigação é estar aqui com esse trabalho. Eu não tenho dúvidas de que cada morador poderá usufruir de todos os benefícios propostos pela Usina da Paz”, ressaltou o titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
Além da Usina da Paz em Cametá, já foram iniciadas as obras das UsiPaz de Bragança, na Região de Integração Rio Caeté, e Abaetetuba, também na RI Tocantins.