INCLUSÃO

Com mais de 50? UFPA abre curso gratuito para quem quer voltar a estudar

Com o crescimento no número de candidatos com mais de 60 anos inscritos no Enem 2024, a UFPA lança o Projeto 50+: Ação Integrada de Inclusão e Cidadania

Com o crescimento no número de candidatos com mais de 60 anos inscritos no Enem 2024, a UFPA lança o Projeto 50+: Ação Integrada de Inclusão e Cidadania
Com o crescimento no número de candidatos com mais de 60 anos inscritos no Enem 2024, a UFPA lança o Projeto 50+: Ação Integrada de Inclusão e Cidadania. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Com o crescimento no número de candidatos com mais de 60 anos inscritos no Enem 2024, a Universidade Federal do Pará (UFPA) lança o Projeto 50+: Ação Integrada de Inclusão e Cidadania, um curso pré-vestibular gratuito voltado para pessoas com 50 anos ou mais que desejam prestar o exame ou apenas manter-se ativamente engajadas com o aprendizado.

De acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), cerca de 10 mil pessoas acima dos 60 anos se inscreveram no Enem deste ano — o maior número desde 2020. O aumento inspirou o professor Rubens Silva, coordenador do Programa de Educação Tutorial de Física (PET-Física/UFPA), a criar um projeto que unisse inclusão, cidadania e educação continuada.

“Estes dados revelam que há um interesse real do público pré-idoso e idoso em retomar os estudos, conquistar um diploma ou se manter intelectualmente ativo. Nosso projeto, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, pretende acolher essa demanda com uma proposta inclusiva e cidadã: a Educação sem Idade”, afirma Rubens Silva.

Além de contribuir com as políticas afirmativas da UFPA, o projeto também serve como laboratório didático para os futuros professores da universidade, que terão contato direto com a prática pedagógica inclusiva.

Como funciona o Projeto 50+

As aulas são presenciais e acontecem no Campus Básico da UFPA, às segundas e sextas-feiras, com foco nas disciplinas cobradas no Enem, como Matemática e Linguagens. Além das aulas tradicionais, o projeto oferece oficinas temáticas, momentos de escuta, e uma abordagem metodológica baseada nas Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Educação Popular.

“Trabalhamos com temas vinculados à realidade dos participantes, linguagem acessível, tecnologias assistivas quando necessário e atividades em grupo que estimulam protagonismo e convivência”, explica o coordenador.

Inscrições abertas

As inscrições já estão abertas e seguem até que as 40 vagas sejam preenchidas. Os interessados devem comparecer pessoalmente à sala do PET-Física da UFPA (Laboratório de Ensino de Física), das 8h às 17h, munidos dos seguintes documentos:

  • RG
  • Comprovante de residência
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração de matrícula no 3º ano

O curso tem início previsto para 26 de maio.