O governador Helder Barbalho participou, na noite deste sábado (30), do Festival do Abacaxi, evento tradicional de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém. Tombado como patrimônio cultural artístico do Pará, pela Lei Estadual nº 7.336, a 41º edição do evento movimenta a cidade do nordeste paraense com uma extensa programação cultural e esportiva, incluindo shows de artistas locais e nacionais como Gustavo Lima e Wesley Safadão. O evento é gratuito e segue até este domingo (1º) no Ecoparque do Cafezal.
O Estado apoia o evento por meio da Companhia de Gás do Pará como um atrativo turístico, mas também como motivador da economia e respeito à cultura do município.
A produção de Abacaxi em Barcarena chega a 297 toneladas por ano, segundo dados de 2022 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (SEDAP). Atualmente, de acordo com a Prefeitura do município são 10 mil famílias que vivem da produção do abacaxi na região de Barcarena, o que só ressalta o fruto como um potente indutor da economia regional.
O comerciante Flávio Aguiar é morador da agro vila de Barcarena e foi com a esposa e amigos aproveitar o evento neste sábado e também reconheceu a importância.“É importante principalmente para nós comerciantes porque atrai pessoas de fora. Nosso município tem uma estrutura diferenciada graças a parceria da prefeitura e governo do Estado e isso é show de bola não só pra mim como para todo o povo barcarenense”, disse.
O Festival nasceu na década de 70 e, em, 17 de novembro de 2009, foi tombado como patrimônio cultural artístico do Estado. Com o tempo, o evento passou a estimular a cultura agrícola artesanal e incentivar o folclore e as tradições artísticas do município de Barcarena. Os três dias do evento deste final de semana encerram uma série de atividades realizadas desde o início de setembro. As entradas são gratuitas.