Grande Belém

Com 'bebê prefeito', Prefeitura de Belém abre programação da Semana do Bebê 2023

Com o projeto, em caso de nascimento de crianças com deficiência, esse período passará a ser de 180 dias. Foto: Divulgação
Com o projeto, em caso de nascimento de crianças com deficiência, esse período passará a ser de 180 dias. Foto: Divulgação

Uma das estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil será realizada a partir desta semana, na capital paraense. A Prefeitura de Belém promoverá a Semana do Bebê 2023, baseada no tema “Cuidando Juntos da Primeira Infância”.

O evento acontece por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Fundação Papa João Paulo XIII (Funpapa) em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

A programação inicia nesta segunda-feira, 20, e segue até o dia 24 de novembro. E demonstra o compromisso em tornar a primeira infância, período que vai da gestação até os seis anos de idade, uma prioridade na agenda do município de Belém. A abertura oficial acontece com o I Simpósio Intersetorial da Primeira Infância, que será realizado na Faculdade Estácio, das 08h30 às 17h.

No evento, será entregue o certificado simbólico “Bebê Prefeito” para os responsáveis da criança que cumpriu os critérios de pré-natal completo, registro de certidão de nascimento, triagem neonatal completa, aleitamento materno exclusivo e continuado, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, esquema vacinal até 1 ano de idade completo e registrado e o não uso de telas.

A cerimônia de abertura contará com a presença de representantes de órgãos municipais como a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Fundação Papa João Paulo XIII (Funpapa), Secretaria de Educação (Semec), além de representantes do Unicef e da sociedade civil.

Após a abertura, a Semana do Bebê terá programação com: inauguração de brinquedotecas nas Unidades de Saúde UAPIs, realização de seminários, rodas de conversas, palestras, oficinas, assistência médica pré-natal, vacinação, avaliação nutricional, promoção da saúde bucal, educação em saúde, brincadeiras, atividades ao ar livre, inserção e atualização do CADúnico, orientação sobre os Cras, ações de incentivo à amamentação, de orientações, cuidados, de mobilização e conscientização, envolvendo escolas, maternidades, postos de saúde, creches e os Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Contexto histórico

Durante a Semana do Bebê, Belém fará parte de um movimento que teve início em 2013, no município de Canelas, no Rio Grande do Sul. De lá pra cá, a programação já foi realizada em mais de 500 municípios.

As ações desenvolvidas com a Semana do Bebê têm como foco a escuta individual e orientações às mulheres grávidas sobre a importância do pré-natal, cuidados na prevenção da transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente sobre HIV/Aids, e cuidados voltados para as crianças durante a primeira infância.