Pará

Com Alckmin na abertura, XVI Fipa celebra bom momento da indústria paraense

Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará.
Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará.

Carol Menezes

Com mensagem de otimismo e celebrando o “bom momento” econômico do país, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) discursou na noite desta quarta-feira, 22, durante a cerimônia de abertura da XVI Feira da Indústria do Pará (Fipa), realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém. Pela primeira vez participando de uma edição do evento, o também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do governo federal afirmou que o estado tem crescido acima da média nacional, e que a indústria paraense segue um caminho de prosperidade.

“Caiu a inflação, caem os juros, o desemprego, o dólar e cresce a renda da população. E se a economia cresce e a inflação cai, melhora a renda da população. Temos o maior crescimento de renda desde o Plano Real, desde 1994. Cresceu o PIB, e o Pará tem crescido acima da média brasileira. Trago uma mensagem de otimismo e digo ao Alex [Dias Carvalho, presidente da Fiepa] que a indústria vai crescer aqui no Pará”, discursou Alckmin, que acumula ainda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Em seguida, listou medidas recentes anunciadas pelo presidente da República, Lula (PT), para estimular a economia verde, a indústria sustentável competitiva, o acesso ao crédito com juros reduzidos e outras iniciativas relacionadas ao desenvolvimento econômico e social.

Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará.

“Somos a 9ª maior economia do mundo, até o fim do ano vamos para o 8º, passaremos a Itália. Belém vai receber o evento mais importante do planeta ano que vem, e tenho certeza que todos ficarão fascinados. Se é para segurar a mudança climática, nada como fazer na COP da Floresta, onde está quem preservou, quem tem crédito de carbono. Nós, o Brasil, somos os grandes protagonistas dos temas planetários mais importantes: segurança ambiental, energética e clima”, destacou.

Em torno do tema da edição de 2024, “Negócios e sustentabilidade na Amazônia”, Alex Dias Carvalho, por sua vez, enalteceu o Pará por tomar para si um protagonismo que já existia em números há muitos anos – maior província mineral em números, maior exportador em diversos setores, etc – e divulgou o lançamento da Jornada COP +, iniciativa da Fiepa que promove discussão de assuntos-chave para quem quer permanecer no setor industrial: bioeconomia, transição energética, descarbonização da indústria, digitalização, reforma tributária e infraestrutura.

“Desenvolvimento sustentável é a força da indústria. Temos número recorde de expositores, 100% dos estandes vendidos há mais de dois meses, teremos rodada de negócios, muita discussão técnica, um congresso técnico para conscientizar a indústria, os industriais. Vejo a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin como uma chance de mostrar a Amazônia, que a Amazônia precisa de voz. De defender uma floresta viva, sim, defender também a nossa gente, a nossa vida. Entender que nós precisamos encontrar um caminho do desenvolvimento possível”, detalhou o presidente da Fiepa.

Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará.

Em sua fala no ato solene, a vice-governadora Hana Ghassan (MDB), representando o governador Helder Barbalho (MDB), exaltou a diversidade de participantes nos estandes, e avaliou que ali é possível ter uma pequena amostra do grau de competitividade da produção paraense.

“O estado do Pará tem demonstrado que é possível produzir preservando. E a iminência da realização da 30ª Conferência das Partes, a COP 30, tem atraído olhares do mundo e também investimentos para nossa capital e para o nosso Pará, dessa forma fortalecendo diversos segmentos da economia, e a indústria é um deles, a construção civil é um deles. Com o volume de investimentos realizados em nossa capital e em todo o Pará, o setor industrial cresce cada vez mais, então a gente fica muito feliz de ver um evento como esse”, declarou a vice-governadora.

Após a fala, a vice-governadora entregou a Geraldo Alckmin e ao presidente da Fiepa, camisas oficiais da COP 30.

De Salvador, na Bahia, onde participou da abertura do III ESG Fórum Salvador, o governador Helder Barbalho enviou uma mensagem em vídeo apresentada durante a cerimônia de abertura. Na gravação, o chefe do Executivo paraense dá as boas vindas a Alckmin, aos participantes, empresários e representantes do setor produtivo.

“Parabenizo a escolha do tema deste ano, ‘Negócios e Sustentabilidade na Amazônia’. É fundamental falarmos sobre esta temática uma vez que sediaremos a COP 30, a COP da Floresta, quando poderemos falar ao mundo sobre a importância da floresta viva e de nossa gente. Desejo muito sucesso, grandes negócios e pujança à indústria sustentável do estado do Pará”, declarou Helder.

Camilo Centeno, presidente em exercício do Grupo RBA. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará.

Presidente em exercício do Grupo RBA, Camilo Centeno também estava dentre os convidados para a solenidade de abertura da XVI Fipa. Em seu entendimento, a importância do evento tem a ver com o fato de ser uma oportunidade de promover encontros e discussões que mexem com toda a economia do estado.

“A Fiepa é uma entidade que representa um setor importantíssimo, que gera muito emprego, renda, ajuda a desenvolver o Pará. É um caminho natural, nós estamos juntos sempre como parceiros, e essa escolha do tema para a Feira deste ano foi perfeita. Sustentabilidade é algo que discutimos hoje com muita profundidade, com muita importância”, finalizou.