SEGURANÇA PÚBLICA

Com 500 agentes, operação combate crimes e fiscaliza estabelecimentos em Marituba

O trabalho integrado inclui ações de trânsito, barreira, fiscalização de estabelecimentos, ações de polícia judiciária, segurança ostensiva, videomonitoramento e zonas de exclusão

O trabalho integrado inclui ações de trânsito, barreira, fiscalização de estabelecimentos, ações de polícia judiciária, segurança ostensiva, videomonitoramento e zonas de exclusão
O trabalho integrado inclui ações de trânsito, barreira, fiscalização de estabelecimentos, ações de polícia judiciária, segurança ostensiva, videomonitoramento e zonas de exclusão Foto: Raphael Luz/Ag. Pará

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com órgãos estaduais e municipais, deflagrou nesta sexta-feira (19) a Operação Impulsus 2, no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém. A ação tem como objetivo reforçar a presença ostensiva, prevenir crimes e garantir mais segurança à população.

Após a primeira etapa realizada em Belém, a nova fase da operação inclui ações integradas de trânsito, fiscalização de estabelecimentos, policiamento ostensivo, videomonitoramento e zonas de exclusão. O foco é combater crimes como roubos, furtos, extorsão e ameaças promovidas por organizações criminosas.

Mais de 500 agentes estão envolvidos na operação, com o apoio de 154 viaturas, 57 motocicletas, dois cães, dois guinchos e uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graesp). As ações ocorrem em todos os turnos do dia e se concentram nos bairros Santa Clara, Santa Lúcia, Albatroz, Canaã, Almir Gabriel, Novo Horizonte, Nova União, São Francisco, União, Beija-Flor e na área da Invasão do Japonês.

“Essa operação reflete nosso compromisso com a segurança da população e representa um esforço coordenado para combater a criminalidade de forma eficaz e estratégica”, destacou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

A ação tem como objetivo reforçar a presença ostensiva, prevenir crimes e garantir mais segurança à população.
A ação tem como objetivo reforçar a presença ostensiva, prevenir crimes e garantir mais segurança à população.

Além do patrulhamento e abordagens, estão sendo realizadas fiscalizações em bares, restaurantes e casas de shows, com foco em prevenir crimes relacionados ao tráfico de drogas, exploração sexual infantil, delitos ambientais e o envolvimento de organizações criminosas.

O trânsito também será monitorado com bloqueios, ordenamento e remoção de veículos, quando necessário. O Centro Integrado de Operações (CIOp) coordena o videomonitoramento, com o uso de câmeras fixas, totens e drones.

A operação inclui ainda o monitoramento de pessoas com tornozeleira eletrônica. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) está atuando com o Grupamento de Busca e Recaptura (GBR) para fiscalizar o cumprimento das restrições e localizar foragidos da Justiça.

A Impulsus 2 é uma ação integrada com participação das polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros, Detran, Graesp, Seap, além das secretarias municipais de Segurança, Trânsito, Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar de Marituba.