REESTRUTURAÇÃO

Com 5 viadutos, nova avenida e BRT Metropolitano, Estado revoluciona mobilidade na Grande Belém

Governo do Pará constrói cinco viadutos, o BRT Metropolitano, a avenida Liberdade, e qualifica a mobilidade de tráfego na região

Governo do Pará constrói cinco viadutos, o BRT Metropolitano, a avenida Liberdade, e qualifica a mobilidade de tráfego na região
Governo do Pará constrói cinco viadutos, o BRT Metropolitano, a avenida Liberdade, e qualifica a mobilidade de tráfego na região

O Governo do Pará está promovendo a maior reestruturação viária da região metropolitana de Belém dos últimos 20 anos. As obras incluem a construção de avenidas, cinco viadutos, o BRT Metropolitano e a nova avenida Liberdade. Estruturas urbanas que devem ampliar a fluidez do tráfego e a segurança para motoristas e pedestres.

A primeira grande entrega foi o viaduto da avenida Ananin, no km 7 da rodovia BR-316. O viaduto está estrategicamente situado em um ponto de alto fluxo de veículos, e conecta a rodovia federal aos bairros de Ananindeua, como o Guajará, Paar e o conjunto Cidade Nova.

Na BR-316, mais dois viadutos estão sendo construídos: um no cruzamento com a Alça Viária, que medirá 630 metros, e outro no cruzamento com a Independência, que terá 740 metros de extensão. Essas obras, com investimento total de R$ 34 milhões, têm previsão de conclusão para março de 2025.Novas intervenções urbanas criam alternativas para o tráfego na Região Metropolitana 
As obras dos viadutos na avenida Mário Covas, nos cruzamentos com a Três Corações e com a Independência, estão previstas para serem concluídas em maio de 2025. Esses viadutos, com extensão média entre 350 e 400 metros, custarão R$ 70 milhões e serão essenciais para aliviar o tráfego nas regiões de maior fluxo da capital.

Destacam-se também, entre as obras em curso, o viaduto da avenida Dr. Freitas com a João Paulo II, com custo de R$ 67 milhões, e previsão de conclusão em setembro de 2025. Esse viaduto terá 400 metros de extensão e será fundamental para melhorar o fluxo de veículos em uma das áreas mais movimentadas de Belém.

Diretora geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Leila Pamplona, frisa que o objetivo dessas obras é “promover uma infraestrutura moderna e eficiente, que atenda às necessidades da população e contribua para o desenvolvimento sustentável da região”. Ela destacou ainda que “os quatro viadutos que estão em construção contribuirão para minimizar os congestionamentos históricos que comprometem a mobilidade na região, melhorando a circulação de veículos e reduzindo significativamente o tempo de deslocamento nas áreas impactadas”.

A população que utiliza a avenida Ananin percebe os benefícios. “O trânsito aqui era caótico, especialmente nos horários de pico. Agora, com a nova avenida e o viaduto, está muito mais rápido e seguro passar por aqui”, comentou Pedro Paulo Rangel, morador do conjunto Cidade Nova, em Ananindeua.