Pará

Colônia de férias une diversão e aprendizado

As atividades das colônias de férias seguem até o final do mês e todas as vagas já foram preenchidas FOTO: IRENE ALMEIDA
As atividades das colônias de férias seguem até o final do mês e todas as vagas já foram preenchidas FOTO: IRENE ALMEIDA

Pryscila Soares

Diversão e aprendizado estão fazendo a alegria de mais de 100 crianças inscritas nas colônias de férias que estão sendo promovidas desde terça-feira (04) nas nove Usinas da Paz instaladas no Pará. Oficina de gastronomia, leitura e contação de histórias, recreação ao ar livre e sessões de cinema estão entre as atividades ofertadas. A iniciativa é da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), de forma conjunta com as demais secretarias de Estado responsáveis por cada setor das usinas.

As atividades da colônia seguem até o final do mês e todas as vagas já foram preenchidas. Divididos em dois turnos, grupos de crianças e adolescentes entre 5 a 16 anos estão literalmente colocando a mão na massa para preparar diversas receitas na oficina de gastronomia. Na manhã de ontem, os pequenos aprenderam a fazer os famosos cupcakes, sob a orientação da gastróloga Victória Castro, na Usipaz do bairro do Jurunas/Condor.

“A gente foca em ensinar receitas fáceis para eles prepararem com os pais. Como a maioria não sabe ler e escrever, anotamos a receita no quadro e repassamos aos pais para terem acesso. Aqui eles acompanham o modo de preparo comigo. Dou para eles pesarem e misturarem alguns itens. Ontem (anteontem) foi dia de pizza e eles meteram a mão na massa, literalmente. Estão adorando porque coloco eles para fazer mesmo”, informa a instrutora.

A garotada já aprendeu a fazer crepe, pizza e cupcake. Uma das crianças é a pequena Maria Clara Cavalcante, 6, que é apaixonada por culinária. “A minha tia me trouxe. Gosto de preparar as receitas e o que mais gostei de fazer foi o cupcake. E gosto dos amigos também”, disse ela, acompanhada da tia, a dona de casa Marijane Oliveira, 47, que é beneficiária da Usina do Jurunas há 1 ano.

“Ela pediu para se inscrever na gastronomia porque queria aprender a fazer frango frito. Ela está gostando, graças a Deus. Fez a pizza ontem e se empolgou, disse que quer ser cozinheira. Ela tem essa vontade de aprender, gosta e ajuda muito a mãe dela. Estou achando maravilhoso, porque é uma forma de não deixar as crianças só dentro de casa. Elas vêm para cá brincar também. Está sendo muito bom”, elogia Marijane.