Técnicos da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) realizaram neste sábado (11) o atendimento inicial às famílias que moravam nas três casas totalmente destruídas durante o incêndio ocorrido na última sexta-feira (10), na passagem Joana D’arc, no bairro do Guamá, em Belém.
Mayara Cristina Aguiar de Jesus é uma das sobreviventes. A moradora conta que passou o dia na casa de vizinhos e que o fogo consumiu a residência em pouco tempo.
“Eu tenho um filho pequeno de 1 ano e sete meses. Nós ainda estamos muito assustados. As chamas começaram por volta das 22h e não deu tempo de salvar nem os nossos documentos”, detalhou Mayara.
Segundo os representantes da Cohab, as famílias foram orientadas sobre o processo de inscrição no programa “Sua Casa”, que concede até 21 mil reais para construção, reconstrução e ampliação de imóveis. A iniciativa estadual prioriza o atendimento de vítimas de sinistros, como incêndios.
Para Luís André Guedes, diretor da Cohab, com o auxílio do “Sua Casa”, os moradores têm apoio da gestão estadual para recomeçar a vida: “Sabemos que nesse momento delicado as famílias têm dificuldades em conseguir a documentação necessária para fazer a inscrição no programa. Mas nossa equipe vem até o local para orientar os moradores. Com isso, conseguimos agilizar o processo de recebimento dos benefícios e assim as famílias podem tentar retomar o cotidiano.
Segundo estimativas da Cohab, o programa Sua Casa já beneficiou mais de 169 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 09 de janeiro de 2023, a iniciativa ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 33 mil residências. Criado em 2019, o programa já melhorou as condições de moradia em 133 municípios paraenses, em todas as 12 regiões de integração. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 347 milhões de reais.
O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
Inscrição e recebimento do “Sua Casa” –
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios – estabelecidos em lei – para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.
Interessados em se cadastrar no Programa “Sua Casa” podem ligar para (91) 3214-8400 ou realizar a inscrição no prédio da Cohab na Passagem Gama Malcher, n° 361. Souza, Belém – PA.