SAIBA TUDO AQUI!

Cobrança de pedágio nas rodovias do Pará começa em 15 de agosto; saiba quem fica isento

Empresa assumiu, por 30 anos, a administração de seis rodovias estaduais que interligam a Região Metropolitana de Belém ao Distrito de Morada Nova, em Marabá
Empresa assumiu, por 30 anos, a administração de seis rodovias estaduais que interligam a Região Metropolitana de Belém ao Distrito de Morada Nova, em Marabá

A Rota do Pará, concessionária responsável pela administração das rodovias que ligam a Região Metropolitana de Belém ao distrito de Morada Nova, em Marabá, no Sudeste do estado, anunciou o início da operação educativa das praças de pedágio dos lotes 1 e 4 a partir da meia-noite do dia 1º de agosto de 2025. A cobrança efetiva de tarifas terá início no dia 15 de agosto.

Durante os primeiros 15 dias, equipes da concessionária estarão presentes nas praças de pedágio 1, 2, 7 e 8 para orientar os motoristas sobre o funcionamento e os serviços oferecidos. O valor das tarifas será divulgado pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (ARTRAN) antes do início da cobrança. Todas as formas de pagamento serão aceitas, incluindo o uso de TAGs para cobrança automática, que ainda garantem desconto progressivo para usuários frequentes. Importante destacar que motocicletas estão isentas do pagamento.

Investimentos de R$ 3 bilhões ao longo de 30 anos

Desde agosto de 2024, a Rota do Pará assumiu a concessão das rodovias PA-150, PA-475, PA-483, Alça Viária, além de trechos das PA-252 e PA-151, com um compromisso de investimentos em recuperação, manutenção e modernização durante 30 anos.

Wilton Filho, diretor-presidente da Rota do Pará, destacou o avanço da concessão: “Em menos de um ano, já foram investidos mais de R$ 245 milhões em melhorias como tapa-buracos, sinalização, limpeza e serviços de inspeção e emergência”. Segundo ele, o segundo ciclo de investimentos, entre 2026 e 2030, contemplará ampliação da capacidade e novas melhorias, enquanto o terceiro ciclo, de 2031 a 2054, focará em manutenção e obras adicionais.

Descontos para usuários frequentes e isenção para motos

O projeto prevê descontos progressivos para usuários que utilizarem frequentemente as faixas automáticas com TAGs, adquiridas junto às operadoras. “Sabemos a importância das motos para a população, especialmente em áreas rurais, por isso elas são isentas da tarifa de pedágio”, afirmou Wilton Filho.

Mais segurança e modernização

Os recursos arrecadados serão aplicados em obras como duplicações, construção de acostamentos (mais de 240 km previstos), passarelas, interseções e na oferta de serviços essenciais, como guinchos e ambulâncias 24 horas, além de sistemas de monitoramento avançados. Para emergências, o atendimento é feito pelo número 0800 150 1150, disponível também via WhatsApp.

Atualmente, as melhorias já são visíveis em mais de 500 km da rodovia, abrangendo diversas cidades, incluindo Abaetetuba, Marabá e Tailândia. A expectativa é que o projeto gere R$ 2,6 bilhões em impostos para áreas como saúde, educação e segurança, além de R$ 2,9 bilhões em economia pública.

Segurança viária: prioridade do projeto

“Com a construção de acostamentos e outras melhorias, esperamos reduzir os índices de acidentes e aumentar a segurança no tráfego”, ressaltou Wilton Filho. Desde a assunção da concessão, já foram realizados mais de 2 mil atendimentos emergenciais, garantindo suporte rápido para acidentes e imprevistos.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.