Pará

Círio teve policiamento reforçado e uso de câmeras corporais pela PM

Foto: VC Bianca ASCOM PM
Foto: VC Bianca ASCOM PM

Neste ano, a grande Procissão do Círio de Nazaré, que ocorre todos os anos, no segundo domingo do mês de outubro, em Belém, e reúne cerca de 2 milhões de pessoas, contou com policiamento reforçado e uso de câmeras corporais para garantir mais segurança aos fiéis e maior transparência ao trabalho da Polícia Militar do Pará.

A concentração dos militares escalados para atuarem em uma das maiores procissões religiosas do Brasil, e do mundo, começou desde as primeiras horas da madrugada deste domingo (8), na praça Dom Pedro II, em frente à Alepa.

Tropas do Comando de Missões Especiais (CME), Policiamento Ambiental (CPA), Especializado (CPE), Capital I e II (CPC I e CPC II), Quartel do Comando Geral (QCG), entre outras unidades, foram distribuídas nas adjacências dos 3,6 quilômetros do percurso percorrido pela berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, que vai da Catedral da Sé até a Basílica Santuário de Nazaré.

A PM também atuou de forma integrada com Detran e Semob no isolamento de ruas próximas à concentração do evento religioso, e garantiu a preservação da ordem pública em pontos estratégicos da cidade.

O comandante do CPC I, Coronel Getúlio, falou sobre as estratégias de policiamento e uso das Body Cams. “Essas câmeras funcionam, de forma ininterrupta por 12 horas, permitindo uma visualização instantânea pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) sobre as ações policiais, dando maior transparência e podendo servir de respaldo para os nossos policiais”, frisou o oficial.