Foram dois anos longe das ruas, por conta da pandemia da covid-19. Neste domingo (27), foi o dia do grande reencontro do povo católico de Santarém com sua padroeira, na edição número 104 do Círio de Nossa Senhora da Conceição. Amor, devoção, sacrifício e, acima de tudo, fé, não faltaram numa procissão especial, que reuniu cerca de 200 mil pessoas, conforme estimativa dos órgãos de segurança pública.
A grandiosidade do evento, que é patrimônio cultural e movimenta a economia e o turismo local, contou com ações pontuais da Prefeitura de Santarém nas áreas de mobilidade e trânsito, serviços urbanos e saúde.
A tradicional missa de envio, celebrada por Dom Esmeraldo Barreto, na Praça Barão de Santarém, marcou o início do traslado. Lá centenas de fieis já aguardavam o início do Círio, entre eles, os “cordeiros”, que chegam cedo, ainda à noite, para reservar seu lugar, e tomar uma parte junto à corda, um dos principais símbolos da fé deste povo.
Durante o trajeto, pés descalços, oração, emoção e o agradecimento por uma graça. São sentimentos inexplicáveis: as lágrimas poderiam exprimir a saudade pela perda de um ente querido ou alegria pela recuperação da saúde, o alento por um novo emprego ou pela conquista de uma casa e nova perspectiva de vida. Só quem vive o Círio pode viver tudo isso.
Esses dois anos sem procissões presenciais serviram para fortalecer a fé de cada habitante de Santarém. Para o prefeito Nélio Aguiar, Círio é tempo de renovação, mas, também, um encontro vivo com a fé e com a padroeira que intercede por Santarém. E por sua grandiosidade, o Círio merece atenção especial em ações pontuais.
” Que Nossa Senhora da Conceição nos ensine a caminhar em comunhão com a igreja, com os mais necessitados com as mulheres e homens de bem e que nossa cidade possa continuar caminhando para novos sonhos e novas esperanças. A grandiosidade do círio contou com o apoio da prefeitura por meio de ações integradas por várias secretárias, que foram desde a saúde, por meio do Samu, à organização do transito, por meio da SMT”, disse o prefeito Nélio Aguiar.